Reportagem
Bombeiros do Beato e Penha de França já têm novo quartel
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Beato e Penha de França tem novas instalações, ainda que provisórias. A nova infraestrutura foi inaugurada no dia 23 de Novembro e vem garantir uma maior e melhor operacionalidade aos bombeiros voluntários daquela corporação.
Há muitos anos esperado, foi agora inaugurado o novo quartel dos Bombeiros Voluntários do Beato e Penha de França, uma estrutura modelar que veio dar resposta às falhas mais urgentes de resolver. A estrutura é temporária mas com maior capacidade que o anterior quartel para satisfazer as necessidades de trabalho desta corporação, isto até ser possível a construção de uma infraestrutura definitiva e com maior capacidade de resposta. Pra já, este é um sonho realizado para quem esperava melhores condições de trabalho e via, ano após ano, ser adiado. O anterior quartel funcionava, desde 1932, num espaço antigo e já muito degradado, situado nas antigas cavalariças do Palácio do Duque de Lafões, na Rua do Grilo, numa zona com muitas dificuldades em circular e sem capacidade para estacionar as volumosas viaturas que são utilizadas pelos soldados que prestam socorro a uma grande parte da cidade de Lisboa, onde no Verão era impossível suportar o calor e no Inverno chovia como na rua.
Agora, finalmente existe um local projectado para assegurar as necessidades imediatas dos operacionais dos Bombeiros Voluntários do Beato e Penha de França e com espaços adequados à logística que um quartel de Bombeiros necessita. O conforto dos voluntários que servem Lisboa e dão o melhor de si em prol dos outros também melhorou significativamente com a construção das novas camaratas e gabinetes de apoio.
Presente na inauguração destas instalações temporárias, Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa dirigiu-se aos bombeiros voluntários que prestam socorro permanente aos lisboetas, reconhecendo que: “Durante décadas enfrentaram desafios num espaço que não correspondia à dimensão da vossa responsabilidade nem do vosso profissionalismo. Hoje, começa um novo capítulo”, afirmou.
O dia 23 de Novembro de 2024 ficará, certamente, marcado na história da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Beato e Penha de França. A partir daqui, contam-se os dias para a construção das instalações definitivas do local de trabalho daqueles que diariamente dão o melhor de si a quem deles necessita.
O novo quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Beato e Penha de França fica agora situado na Rua Direita de Marvila, nas traseiras do Jardim do Poço do Bispo.