Local

Avenças para moradores da Baixa?

A Câmara Municipal de Lisboa vai negociar avenças mensais válidas nos parques de estacionamento na zona envolvente da ZER Avenida-Baixa-Chiado para os moradores.

Isso mesmo foi anunciado pelo presidente Fernando Medina na reunião com os moradores e comerciantes da Freguesia de Santo António, agendada para esclarecimentos sobre as alterações que o Município pretende implementar nos próximos meses e que iniciará o período oficial de discussão pública em Março. A sessão da passada sexta-feira sucedeu a outras duas que tiveram como destinatário as populações da Misericórdia e Santa Maria Maior.

Os operadores que gerem parques de estacionamento na zona envolvente (por exemplo no Marquês de Pombal e Martim Moniz) vão ser sondados pela Câmara de Lisboa para que os moradores possam ser beneficiados com avenças “a preços comportáveis”, de modo a responder aos anseios que a população sente em relação à falta de estacionamento. Esta questão foi levantada na sessão pelo próprio presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, além dos populares presentes.

Medina também manifestou a intenção de aumentar as zonas de estacionamento exclusivo a moradores (à superfície) e acomodar algumas das reivindicações dos comerciantes relacionadas com as condicionantes às cargas e descargas. Além destes assuntos, debateu-se as alterações à circulação particularmente na Avenida da Liberdade (com destaque para as laterais) e também nos Restauradores, com uma ampla zona pedonal.

Recorde-se que, ao abrigo da proposta apresentada pela Câmara ainda no mês de Janeiro, a nova Zona de Emissões Reduzidas Avenida-Baixa-Chiado terá fortes restrições ao trânsito automóvel, passando a ser exclusivo para residentes com dístico e veículos autorizados (como táxis e transportes públicos) na zona delimitada, no período entre as 6h30 e a meia-noite, com efeitos a partir dos meses de Verão: implementação em Junho e acessos completamente controlados a partir de Agosto.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close