DestaqueDossier

Aprovada expansão dos Metros de Lisboa e do Porto

Em Conselho de Ministros, ficaram definitivamente aprovados os projectos de expansão dos Metros de Lisboa e do Porto.

No total, o investimento nos dois projectos ascende aos 517 milhões de euros, 190 milhões dos quais co-financiados através de fundos europeus. No que diz respeito à capital, o montante investido ultrapassa os 210 milhões de euros. As obras terão início já no primeiro semestre de 2019.

Recorde-se que em causa está a expansão das linhas Amarela e Verde, com duas novas estações, Santos e Estrela, formando assim uma linha circular, já que ficam ligadas as estações do Rato e do Cais do Sodré. Esta opção também requer a remodelação da estação do Cais do Sodré e a construção de novas infraestruturas no Campo Grande. Os trabalhos só deverão estar concluídos em 2023.

Como consequência da empreitada, a linha de comboio entre Santos e o Cais do Sodré deverá ter de ser deslocada enquanto durarem as obras e não é líquido se não podem ser infligidos danos em monumentos como o Aqueduto das Águas Livres e o Jardim da Estrela. No entanto, a maior oposição parece ser a dos concelhos limítrofes de Lisboa, como os de Loures e Odivelas, que reclamam a manutenção da ligação directa da linha Amarela ao centro da cidade, ao invés da necessidade de desembarque na estação do Campo Grande.

Ver mais

Artigos relacionados

Close