DestaqueOutras

Árvore plantada em nome das vítimas de violência doméstica

árvore homenagem mulheres (1) Junto ao Mercado da Encarnação Norte, na Freguesia dos Olivais, uma nova árvore cresce no jardim. Foi plantada em nome das mulheres vítimas de violência doméstica.

Foi talvez o momento de maior simbolismo em toda a semana que a Junta de Freguesia dos Olivais dedicou às mulheres, por ocasião do Dia da Mulher, celebrado a 8 de Março.

A iniciativa foi levada a cabo em parceria com a Polícia de Segurança Pública e consistiu na plantação de uma romãzeira no prado em frente ao Mercado da Encarnação Norte, no mesmo jardim que também exibe a escultura de uma varina.

Junto à árvore pode ver-se uma inscrição onde se lê: “Ó árvore, alguém pensou na tua imensa alegria quando enfim rompeste e alcançaste a luz do dia?”, uma citação da escritora e poetisa Fernanda de Castro.

árvore homenagem mulheres (2)No local, a comandante da 2.ª Divisão da PSP, Ana Nery, falou de “um dia especial”, com “um simbolismo extremo”: “a violência doméstica é um flagelo que temos de combater a fundo, uma prioridade absoluta de todas as entidades”.

Por seu turno, Rute Lima lamentou que a sociedade portuguesa continue “adormecida” e a “fazer vista grossa” às situações de violência doméstica, “sem coragem para denunciar”. Aproveitou ainda para anunciar a criação de uma linha SOS Acção Social disponível para apoiar as vítimas e registar denúncias, encaminhando-as para as entidades competentes.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close