EducaçãoNacional

Aprovados 462 novos “Clubes Ciência Viva na Escola”

O número de Clubes Ciência Viva na Escola vai triplicar. A Direcção-Geral da Educação (DGE) e a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva aprovaram as candidaturas de 462 novos Clubes em todo o país, num investimento de 4,4 milhões de euros. A Rede passará, assim, de 237 para 699 Clubes.

Para esta resposta educativa — que integra também o plano de recuperação de aprendizagens 21|23 Escola+, designadamente a medida “Recuperar Experimentando” — foi definido um investimento total de oito milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O projecto dos Clubes Ciência Viva na Escola iniciou-se em 2018, tendo como objectivo a promoção da literacia científica e tecnológica, o ensino experimental das ciências, a contribuição para a inovação pedagógica e para a promoção do sucesso escolar e o fomento do acesso dos estudantes a práticas científicas, servindo como um recurso fundamental para a concretização do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Os Clubes Ciência Viva na Escola funcionam como espaços abertos de contacto com a ciência e a tecnologia, plenamente integrados no currículo das disciplinas da área das ciências, desempenhando um papel preponderante no acesso ao conhecimento de base científica, com ênfase na sua vertente prática e experimental, numa perspectiva de valorização do ensino integrado STEAM (“Ciência, Tecnologia, Engenharias, Matemáticas e Artes”, na sigla inglesa).

Nos Clubes Ciência Viva na Escola estimula-se um contacto directo e generalizado das escolascom a ciência, que não se limita a uma mera reprodução de experiências rotineiras de laboratório, apresentando-se antes como espaços de trabalho em rede, envolvendo as escolas, as comunidades, instituições científicas e de ensino superior, autarquias, Centros Ciência Viva e as empresas com I&D, que apoiam o desenvolvimento de áreas que vão do Ambiente à Astronomia, Botânica, Física e Química, Matemática, Robótica, Fotografia, Cidadania, entre outras.

Como previsto, realizar-se-á outro concurso, no próximo ano lectivo, visando uma aindamaior expansão destes recursos educativos no sistema de ensino.

O catálogo com informação detalhada sobre a Rede de Clubes Ciência Viva na Escola, já em funcionamento, pode ser consultado no site da DGE.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close