Início » Destaque » António Damásio na Secundária dos Olivais

 

No âmbito das celebrações do “Dia do Patrono”, a Escola Secundária António Damásio, nos Olivais, realizou esta manhã uma cerimónia memorável que contou com a participação do seu patrono, o neurocirurgião António Damásio.

Uma oportunidade única segundo António Pinto da Cruz, Director da Secundária António Damásio, já que “aproveitámos a vinda a Portugal do nosso patrono, por ocasião das comemorações dos 40 anos do Jornal Expresso, para prestar a devida homenagem a um cientista de renome mundial. António Damásio é importante para a comunidade escolar, por ser um grande humanista, neurocientista e pensador. Os jovens precisam de conhecer este tipo de personalidades pois ainda lhes falta este modelo de dimensão”.

Optando por um discurso pautado pelo humor, António Damásio mostrou-se honrado com o convite, salientado a importância da educação na vida dos jovens. “É uma enorme responsabilidade para mim ser patrono. Esta escola é motivo de orgulho e forma jovens que vão contribuir de forma positiva para o futuro. A educação permite desenvolver sistemas socioculturais, criando indivíduos mais preparados para a vida”, referiu o neurocientista.

O evento contou com a presença de cerca de 400 convidados, incluindo professores, pais e alunos e  mais de 60 individualidades nacionais, entre as quais se destacaram: António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa; Nuno Crato, Ministro da Educação; José Manuel Rosa do Egipto, Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais; Bagão Félix; Maria Barroso; Leonor Beleza; Clara Ferreira Alves; António Lobo Antunes e muitas outras personalidades ligadas às mais diversas áreas.

2 Respostas para “António Damásio na Secundária dos Olivais”

  1. Felicito o Expresso do Oriente pela celeridade com que colocou a notícia, já que este evento se reveste da grande importância para a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais, de cuja Comissão Administrativa Provisória António Cruz é presidente, Foi, de facto, como se refere, «uma cerimónia memorável».
    Penso que esteve presente João Lobo Antunes e não António Lobo Antunes. Bom ano para toda a equipa do EO!

    Responder
  2. ha mais secundaria nos olivais…

    Responder