Destaque

Alerta da DGS

A Direcção-Geral de Saúde alerta para a fraca qualidade do ar no território continental, especialmente nas zonas do Norte e Centro do país e por isso deixa uma recomendação para que se protejam as crianças, idosos, pessoas com problemas respiratórios crónicos e doentes do foro cardiovascular permanecendo no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas.

A DGS recomenda igualmente que, até à próxima Quinta-feira, dia 17 de Março, a população em geral evite esforços prolongados, limite a actividade física ao ar livre e evite a exposição a factores de risco, como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes. Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso e, em caso de agravamento de sintomas, contactar a Linha Saúde 24.

O IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que as poeiras em suspensão, oriundas do norte de África que atingem agora o continente português se devem a “um fluxo de sul induzido pela depressão Célia” e prevê que se mantenham até à próxima Quinta-feira.

“Os efeitos mais visíveis são a alteração da cor do céu visto que as poeiras estão normalmente acima da superfície, embora dependendo da sua concentração possam atingir níveis mais baixos com implicações na qualidade do ar e possíveis impactos na saúde. Também é possível ocorrer a deposição das poeiras através da precipitação, esta situação é mais provável na região Sul nos dias 15 e 16 de Março”, alerta o IPMA.

FOTO IPMA

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close