Destaque

Activado plano de contingência devido ao frio

A Câmara Municipal de Lisboa decidiu accionar a “fase amarela do Plano de Contingência para as Pessoas Sem-Abrigo Perante o Frio”.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa justifica a medida com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que apontam para uma descida acentuada das temperaturas nos próximos dias.

Com efeitos a partir das 17 horas desta quarta-feira, dia 9 de Janeiro, os abrigos habituais passam a abrir mais cedo e o Pavilhão Municipal do Casal Vistoso abre as suas portas para todos os que precisarem de pernoitar num sítio mais quente do que o chão da rua.

É neste equipamento desportivo que funcionará “durante o tempo que for necessário”, segundo declarações do vereador Manuel Grilo, o Dispositivo Integrado de Apoio aos Sem-Abrigo (DIASA). Também serão servidas refeições quentes, alimentos e agasalhos.

Além do Pavilhão do Casal Vistoso, algumas estações do Metro vão permanecer abertas durante a noite (embora sem circulação de carruagens), para abrigar as pessoas sem-abrigo. São elas as do Oriente, Saldanha, Intendente, Rossio e Santa Apolónia.

Também haverá equipas técnicas de rua que “estarão no terreno a acompanhar a situação, reencaminhando todos os que aceitem ser atendidos no pavilhão”.

Ver mais

Artigos relacionados

Veja também

Close
Close