Sociedade

Academia Mudar o Futuro apoia jovens de Marvila

A Associação de Moradores do Bairro do Condado, em Marvila, em conjunto com a Happy Code, uma escola de programação e ensino de tecnologia, levaram a concurso uma proposta para o Programa de Academias Gulbenkian do Conhecimento.

O projecto encontra-se na fase final da candidatura e conta com a votação do público através do link https://wn.nr/nndkd3.

O programa tem como missão combater a exclusão social com base na integração das crianças na aprendizagem de novas tecnologias e estratégias de resolução de problemas.

Segundo um relatório do Fórum Económico Mundial, 50% das actuais profissões deixarão de existir e 65% das crianças irão trabalhar em activiades que ainda nem existem. São indicadores preocupantes que despertaram na Associação de Moradores do Bairro do Condado e na Happy Code a consciência de que é necessário criar condições para que as crianças de hoje estejam preparadas para esta mudança tão acentuada.

Assim, nasceu o projecto Academia Mudar o Futuro que tem como objectivos principais desenvolver competências sociais e emocionais em crianças e jovens, identificar, experimentar e disseminar modelos inspiradores para desenvolver competências e exprimir talentos, e gerar conhecimento útil para a transformação da sociedade e das futuras gerações.

A Junta de Freguesia de Marvila, o Torre Laranja Futsal Clube e a Associação Tempos Brilhantes apoiam esta iniciativa que pretende promover o futuro a cerca de 80 crianças e jovens de Marvila, disponibilizando às crianças do Bairro do Condado um primeiro contacto com o uso de tecnologia na aprendizagem e desenvolvimento de projectos; mostrando que têm o poder de criar soluções para problemas de cidadania reais da comunidade onde residem; sensibilizando os moradores do Bairro para a importância do uso da tecnologia na capacitação de crianças e jovens, para o seu futuro; capacitando a Associação de Moradores do Bairro do Condado com recursos tecnológicos para que tenha autonomia na elaboração de acções de formação e apoio ao estudo.

Mas para que tudo isto seja possível, o projecto tem de sair vencedor e para isso é preciso que seja o mais votado. Faça a sua parte em aqui.

A Associação de Moradores do Bairro do Condado existe há mais de 23 anos e tem como missão salvaguardar o interesse dos moradores para o seu bem estar, quer na habitação, quer nas infraestruturas do bairro para o bairro. Actua sempre a pensar na comunidade e nos seus sócios. Nas idades mais jovens, desenvolve visitas culturais e apoio ao estudo. Os jovens recorrem aos serviços da Associação como suporte adicional à sua formação.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close