DossierLocalOutras

Espaços verdes: poda de árvores em destaque nos Olivais

A Junta de Freguesia dos Olivais tem um total de 25 hectares de espaços verdes à sua responsabilidade. A manutenção desta extensão é assegurada pelas brigadas de espaços verdes, que fazem um trabalho diário, dividido sectorialmente.

Uma das freguesias lisboetas com maior extensão de espaços verdes confia nos funcionários de cinco equipas para assegurar a manutenção de 25 hectares de território.

De acordo com o que o EXPRESSO do Oriente apurou junto da autarquia local, três destas equipas estão focadas no corte e limpeza de relvados e prados, enquanto que as restantes duas são especializadas na poda de árvores e arbustos.

As equipas também se complementam, no sentido em que após a conclusão dos trabalhos de poda, cabe às equipas de corte de relvado/prado a execução do corte e limpeza da restante zona verde.

Recentemente, as brigadas de espaços verdes procederam a intervenções de poda na Rua Cidade de Bissau, Avenida Marechal Gomes da Costa, Rua de Vila Catió, Rua Cidade de Nova Lisboa, Rua Cidade de Benguela, Praça de Bilene, Rua João Castro Osório e Rua dos Lojistas. Paralelamente, a Junta de Freguesia encontra-se a conduzir um estudo para proceder à plantação de árvores no seu território. Neste estudo, estão a ser avaliados os locais aptos a receber novas árvores e quais as espécies disponíveis mais indicadas.

Quanto a uma questão cada vez mais sensível para grande parte da população, que diz respeito ao abate de árvores, a autarquia garante que se trata sempre de uma solução de último recurso e apenas quando estritamente necessário. A necessidade justifica-se pela degradação do estado fitossanitário do exemplar, encontrando-se a sua estabilidade comprometida e representando perigo para pessoas e bens. A autarquia ordenou o abate de seis árvores no mês de Janeiro nestas condições.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close