CulturaLocal

A Mouraria do Sr. Baguinho

resized_BaguinhoÉ hoje inaugurada a exposição “A Mouraria do Sr. Baguinho”, no Centro de Inovação da Mouraria.

A inauguração faz-se pelas 17h no Centro de Inovação da Mouraria (Travessa dos Lagares, n.º 1) e permanecerá patente até ao dia 18 de Janeiro.

A colecção apresenta perto de 500 quadros, com uma técnica única de colagem e recorte, espalhados por vários locais do Bairro da Mouraria. Um grande número de peças encontra-se no seu clube, o Grupo Desportivo da Mouraria.

A organização apresenta do seguinte modo a iniciativa:

“Fernando Costa nasceu no número 20 da Rua João do Outeiro, freguesia do Socorro, Lisboa, em pleno coração do bairro da Mouraria no ano de 1934. Mestre Baguinho, como é conhecido na Mouraria o sapateiro-poeta, é uma figura carismática e acarinhada pelas pessoas do bairro.

Foi o encanto pela Geografia e pela História de Portugal que o fez dedicar-se aos quadros com recortes de época, com quadras populares de sua autoria: desde a História de Portugal resumida em quadros de todos reis de Portugal, às profissões de uma Lisboa desaparecida, a homenagens ao Fado e fadistas, com uma ternura especial por Amália Rodrigues e pelo seu amigo Fernando Maurício (a grande voz do fado da Mouraria).”

A exposição poderá ser visitada pelo público até dia 18 de Janeiro, de segunda a sexta-feira entre as 14h e as 18h.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close