Destaque

Em Lisboa há mais lugares para estudantes

Foi inaugurada, no dia 17 de Abril, a Residência Universitária Manuel da Maia, um edifício que faz esquina entre a Alameda D. Afonso Henriques e a Avenida Manuel da Maia, mesmo em frente ao Instituto Superior Técnico, onde em tempos funcionou a Segurança Social e que agora servirá de casa a estudantes deslocados que frequentam o ensino universitário.

Esta residência, através da qual se pretende disponibilizar alojamento estudantil a custos acessíveis na cidade, foi construída pela Câmara Municipal de Lisboa, que para o efeito promoveu uma obra de reabilitação e adaptação de dois edifícios municipais.

Os alojamentos que integram esta residência, que terá um total de 320 camas, distribuídas por 208 quartos duplos ou individuais, serão geridos pelos Serviços de Acção Social da Universidade de Lisboa.

O objectivo é que os alojamentos da Residência Universitária Manuel da Maia sejam distribuídos entre estudantes das várias instituições de ensino superior de Lisboa.

Os quartos são mobilados e as restantes instalações de apoio, como salas de estudo, salas de estar e cozinha, estão equipadas com tudo o que é basicamente necessário.

As mensalidades a pagar por cada estudante são calculadas em função dos rendimentos dos agregados familiares. Os que forem contemplados com a renda mais baixa, pagarão cerca de 84 euros por mês.

Segundo a Câmara Municipal de Lisboa, este investimento tem o valor 17 milhões de euros, dos quais 10 milhões são garantidos pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Na inauguração, Carlos Moedas, presidente da CML referiu que Lisboa terá, num futuro próximo, “pelo menos, mais de 1 000 camas” e deixou uma espécie de balanço do que já está em andamento: “Temos 900 camas que estão a ser feitas na Ajuda, Marvila e 5 de Outubro”, o que considera ser “muito importante que vá para a frente, porque é o futuro destes jovens”.

 

FOTOS CML

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close