DossierLocal

Lisboa “inteligente” vai avançar

 

O projecto para criar uma smart community em Portugal vai mesmo avançar para o ano. Até Março de 2013, quatro empresas japonesas vão efectuar um basic study, totalmente financiado pelo Governo japonês, para trazer a eficiência energética e a inovação à cidade de Lisboa. Estão envolvidos neste primeiro passo dois milhões de euros financiados pelo Governo nipónico, quatro empresas japonesas e até agora seis empresas nacionais.

Carlos Oliveira, secretário de Estado da Inovação e Empreendedorismo, explicou que os japoneses estão empenhados neste projecto e acreditam que tem tudo para andar para a frente. No estudo que agora vai começar estão envolvidas as empresas “NTT Data, uma das maiores empresas de tecnologia do Japão e do Mundo, MPP Docomo, o maior operador móvel japonês, Mitsubishi e JRI.”

O acordo pressupõe a criação em Portugal de um conjunto de tecnologias de ponta voltadas para a área da mobilidade e eficiência energética, que já estão em andamento em várias cidades japonesas. Os edifícios e espaços urbanos serão mais sustentáveis, o que beneficiará a população e as empresas nacionais chamadas a participar.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close