DossierSociedade

Presidente da Câmara visita os Olivais

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, visitou esta terça-feira a freguesia dos Olivais, onde espreitou algumas requalificações em curso, outras terminadas, e outras ainda por fazer.

Vindo da freguesia de São Vicente, onde visitou um novo parque de estacionamento na zona da Graça, Fernando Medina começou por observar os trabalhos em curso na Praça do Chinde.

Esta é uma intervenção que está a ser realizada sob a responsabilidade da Junta de Freguesia dos Olivais, por via de um protocolo de delegação de competências da Câmara. O projecto prevê o redesenho da praça com várias novidades: o ordenamento do estacionamento, a requalificação dos acessos rodoviários e dos espaços verdes e a criação de novos passeios e acessos pedonais, preservando o usufruto do espaço público por parte dos moradores. Esta era uma situação que muito preocupava o executivo liderado pela presidente Rute Lima desde que tomou posse, consistindo numa promessa eleitoral que deverá ficar definitivamente cumprida durante o mês de Fevereiro.

 

Da Praça do Chinde, a comitiva de técnicos do Município e do executivo da autarquia olivalense seguiu para a Praça Cidade de São Salvador, também conhecida como “praceta das maminhas”, numa referência ao relevo em calçada que domina o centro da praça. Ali, a Câmara está a concluir uma intervenção que corrigiu as falhas no pavimento, resolveu os problemas criados pelas raízes do arvoredo e vai ainda trazer uma nova repavimentação dos acessos viários.

Seguiu-se uma passagem pela Rua Acúrcio Pereira, onde há um parque infantil novo, da responsabilidade da Junta de Freguesia, com aparelhos de fitness para seniores e um espaço para jogos tradicionais, e ainda pelas ruas interiores do Bairro da Encarnação, onde se prevê uma empreitada nos próximos meses para requalificar os pavimentos e os jardins interiores.

A visita terminou no Bairro da Quinta do Morgado, onde a autarquia local já interveio para requalificar algumas das artérias interiores e onde surgirão novidades em breve com vista ao ordenamento do estacionamento na Praça Faria da Costa.

Ao longo da tarde, o edil e a autarca local foram muito solicitados pelos moradores, que aproveitaram para conversar um pouco com os seus representantes.

No local, Fernando Medina manifestou-se satisfeito ao ver os trabalhos em curso, que classificou como “obras que eram desejadas há décadas pela população dos Olivais”, que “só são possíveis porque houve a descentralização de competências nas juntas de freguesia, que têm outra agilidade e capacidade para permitir multiplicar estas intervenções”.

Em declarações ao EXPRESSO do Oriente, o edil salientou que as intervenções em causa “têm em comum uma mesma filosofia, que também é a filosofia das grandes obras da cidade: devolver o espaço público às pessoas, através da recuperação dos jardins, da instalação de parques infantis, de equipamentos de ginástica para seniores, de campos desportivos, etc.”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close