CulturaDestaque

Marcelo na entrega dos Prémios Literários da Estoril Sol

premios-literarios-estoril-solO Presidente da República marcou presença na cerimónia de entrega dos Prémios Literários da Estoril Sol, que aconteceu esta quarta-feira, dia 9 de Novembro, no Auditório do Casino Estoril.

A cerimónia consagrou Teolinda Gersão e Ricardo Fonseca Mota, autores, respectivamente de “Passagens” e de “Fredo”, que mereceram os Prémios Literários Fernando Namora e Revelação Agustina Bessa-Luís, instituídos pela Estoril Sol. Mário Assis Ferreira, presidente da administração da Estoril Sol, foi o anfitrião de uma cerimónia conduzida por Dinis de Abreu e que contou com a presença de Margarida e Sofia Namora, filhas de Fernando Namora.

“Tenho bem presente o papel preponderante da Estoril Sol, pela mão de Mário Assis Ferreira, na promoção da Cultura portuguesa”, disse o Presidente da República, no início da sua intervenção. “Dou os parabéns a Ricardo Fonseca Mota, saudando a sua vocação narrativa, o seu gosto pelas histórias e memórias”, disse ainda Marcelo Rebelo de Sousa, para depois acrescentar em relação ao romance de Teolinda Gersão: “Esta obra visita passagens das vidas das personagens. Sofrimento, ressentimento, amargura, mas também escolhas e momentos de felicidade. Passagens que não são pessoais, mas colectivas ou pelo menos relacionais”.

 

Já depois de Guilherme d’Oliveira Martins evocar a memória de João Lobo Antunes, que nos deixou recentemente, Mário Assis Ferreira, recordou: “No histórico dos Prémios Literários da Estoril Sol raros são os escritores que repetiram o seu estatuto de vencedores. Teolinda Gersão é uma dessas excepções ao ser escolhida novamente, por unanimidade do Júri, como vencedora do Prémio Fernando Namora, relativo a 2015. (…) Eis, pois, dois vencedores sentados a esta mesa: uma escritora veterana titular de um lugar inquestionável na vida literária portuguesa, e um escritor-revelação [Ricardo Mota] que promete ir longe nos horizontes da literatura. Razão de sobra para a Estoril Sol se congratular com a instituição destes Prémios Literários, ao sabê-los tão bem entregues”.

O Júri que atribuiu os Prémios Literários da Estoril-Sol, além de Guilherme D`Oliveira Martins, que presidiu em representação do Centro Nacional de Cultura, integrou, ainda, José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores, Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários, Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direcção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Maria Alzira Seixo e Liberto Cruz, convidados a título individual e, ainda, Nuno Lima de Carvalho e Dinis de Abreu, pela Estoril Sol.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close