DestaqueEducação

75 crianças acampam em ambiente lunar

Para comemorar em grande o cinquentenário da chegada do Homem à Lua, 75 crianças vão passar a noite no Pavilhão do Conhecimento.

Mas não é nas condições habituais da visita a este equipamento que as crianças e jovens entre os 10 e os 14 anos vão pernoitar; os 75 participantes da iniciativa, vindos de escolas da Grande Lisboa com projectos na área do Espaço, vão passar a noite num ambiente espacial que recria o dia 20 de Julho de 1969.

Foi nesta data que o Homem pisou a Lua pela primeira vez, mais concretamente os astronautas norte-americanos Neil Armstrong e Buzz Aldrin. 50 anos depois, os jovens da Grande Lisboa terão a missão de projectar, pelas suas próprias mãos, uma verdadeira aldeia lunar e viver como verdadeiros astronautas.

É já na tarde desta sexta-feira, dia 19 de Julho, que a comitiva espacial “aterra” no Pavilhão do Conhecimento. Os candidatos a astronautas vão ser divididos em equipas e vão simular algum do trabalho que vai ser necessário para criar uma base lunar, com uma estufa, uma estação de energia, um reservatório de água e abrigos. Os vários módulos a ser impressos em 3D ficarão a imprimir durante a noite e estarão prontos quando as equipas acordarem. Outra das tarefas importantes é a comunicação com a Terra, e por isso os exploradores terão de construir antenas de emissão e recepção de sinais rádio que permitam a troca de mensagens entre a base lunar e a Terra, segundo explica o Pavilhão do Conhecimento em comunicado.

Programa completo aqui.

Esta iniciativa é organizada pelo ESERO Portugal com o apoio da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa – FPUL, Associação de Radioamadores da Região de Lisboa – AARLx, BEEVERYCREATIVE e Frueat.

Além desta iniciativa, a “Semana da Alunagem” no Pavilhão do Conhecimento inclui a exibição do filme “First man”, de Damien Chazelle, no domingo, pelas 16 horas, comentado pelo professor Rui Agostinho, do Observatório Astronómico de Lisboa. A participação é gratuita mas requer inscrição em www.cienciaviva.pt.

Mais informações sobre a Semana da Alunagem aqui.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close