DestaqueDossier

Investimento de 18,2 milhões provenientes da taxa turística

resized_turistas-lisboa2Ao todo, são seis os projectos cujo financiamento vai ser suportado em parte pelo Fundo de Desenvolvimento Turístico de Lisboa, composto pelas receitas geradas pela taxa turística.

A conclusão da requalificação do Palácio Nacional da Ajuda, a criação do Museu Judaico de Lisboa em Alfama, do Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril, do terminal de actividade marítimo-turística na antiga estação fluvial Sul e Sueste, o programa municipal Lojas com História e o Pólo Descobrir (dedicado aos Descobrimentos) são os seis projectos a concretizar até 2019 que vão receber um total de 18,2 milhões de euros deste Fundo. Com um custo total estimado de 33,7 milhões de euros, os restantes 15,5 milhões serão suportados por entidades parceiras.

Recorde-se que a Taxa Municipal Turística começou a ser aplicada em Janeiro deste ano sobre as dormidas de turistas nacionais e estrangeiros nas unidades hoteleiras e de alojamento local, no valor de um euro por noite (até um máximo de sete euros). As receitas de 2015 foram suportadas pela ANA, um valor entre 3,6 e 4,4 milhões de euros. Entre Janeiro e Julho de 2016, as receitas com a Taxa Municipal Turística rondam os 7 milhões, um valor que já perfaz a receita estimada para o ano todo. Por outro lado, a taxa cobrada às chegadas por via aérea e marítima continua sem resolução à vista.

Na cerimónia de apresentação, Fernando Medina descreveu os projectos como “de enorme significado para a cidade de Lisboa” e destacou o contributo para a qualidade de vida dos lisboetas e para a “nossa valorização enquanto cidade”. O autarca frisou que as iniciativas são voltadas para a cidade, não para os turistas.

Sobre o Pólo Descobrir, dedicado aos Descobrimentos, Medina lamentou o parecer negativo da Direcção-Geral do Património Cultural, que inviabilizou a localização da Avenida Ribeira das Naus, mas garantiu que o Município não vai desistir da ideia e vai avançar com uma localização alternativa.

Entre outras ideias em cima da mesa, estão previstos para 2017 projectos como a realização de um estudo para criação dos núcleos museológicos dos Descobrimentos, a dinamização do Museu do Azulejo, a modernização e melhoria da sinalização turística, a colocação de videovigilância em locais de turismo, o reforço da animação do eixo central da cidade (entre a Avenida da Liberdade e o Campo Pequeno) e a reavaliação da instalação de um novo centro de grandes congressos.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close