Desporto

Portugal conquista oito medalhas em Judo

Os Judocas Portugueses conquistaram oito medalhas (1 Ouro, 2 Prata e 5 Bronze) no primeiro dia da Taça da Europa de Seniores “K. Kobayashi Cup” 2022.

A primeira edição do evento terminou a 28 de Agosto, no Pavilhão Desportivo do Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache (Coimbra). A competição reúne alguns dos melhores judocas mundiais, com 135 Atletas (55 Femininas e 80 Masculinos) de 22 Países nos tatamis conimbricenses.

O dia inaugural da prova contou com a presença dos judocas das categorias -48 kg, -52 kg, -57 kg e -63 kg femininas e -60 kg, -66 kg e -73 kg masculinas, incluindo 26 Portugueses:

Francisco Mendes (-60 kg) foi o judoca luso melhor classificado ao conquistar a Medalha de Ouro. O português começou por superar o chinês Xin Fu, por ‘wazari’, após 33 segundos de ‘golden score’. Assegurou o lugar na final ao derrotar o ucraniano Kyryl Samotug, por ‘ippon’, após cerca de dois minutos de combate. Na luta pelo lugar mais alto pódio, perante o chinês Wenzhi Liu, Francisco Mendes precisou apenas de 56 segundos para alcançar o ‘ippon’

Na categoria -63 kg, Bárbara Timo também alcançou a final da competição. A portuguesa começou por ultrapassar Han Liu, após acumulação de ‘shidos’ da chinesa. Chegou à final após somar mais dois triunfos, ambos em ‘golden score’, primeiro sobre a dinamarquesa Helene Christensen, por ‘ippon’, e depois perante a polaca Karolina Talach-Gast, por ‘wazari’. Na final, cedeu contra a chinesa Jing Tang, por ‘ippon’. Com este resultado, Bárbara Timo conquista a Medalha de Prata.

Thelmo Gomes (-73 kg) foi o terceiro judoca luso a marcar presença na final da sua categoria. O jovem português estreou-se na primeira eliminatória com uma vitória por ‘ippon’ contra o francês Jovick Tchakala. No percurso até à final, teve de superar dois dos seus compatriotas, primeiro Otari Kvantidze, por ‘ippon’, e na semifinal, Saba Danelia, por ‘wazari’. Na luta pelo Ouro, Thelmo Gomes não conseguiu derrotar o espanhol Javier Pena Insausti, alcançando a Medalha de Prata.

Catarina Costa (-48 kg) com uma vitória e uma derrota, Joana Diogo (-52 kg) que somou 2 triunfos e um desaire, Kainan Pires (-66 kg) com três vitórias e uma derrota, Miguel Gago (-66 kg) que alcançou quatro triunfos e um desaire, e João Crisóstomo (-73 kg) com três vitórias e uma derrota, também marcaram presença no pódio, após conquistarem a Medalha de Bronze.

Ana Agulhas (-57 kg), Emerson Silva (-60 kg), Rodrigo Lopes (-66 kg) e Saba Danelia (-66 kg) também se destacaram ao longo do primeiro dia da competição, marcando presença na luta pelo Bronze, mas não conseguiram vencer os seus derradeiros combates, terminando num honroso 5º lugar.

Após as suas prestações, Raquel Brito (-48 kg), Joana Morgado (-63 kg), Laura Costa (-63 kg), Ricardo Pires (-60 kg), Bernardo Tralhão Fernandes (-66 kg), David Silva (-66 kg) e Otari Kvantidze (-73 kg) obtiveram a 7.ª posição nas suas respectivas categorias.

A nível colectivo, Portugal termina no 2.º lugar do ranking, apenas ultrapassado pela República Popular da China, que dominou o dia inaugural com 11 Medalhas (5 Ouro, 4 Prata e 2 Bronze).

Nesta prova internacional que homenageia Kiyoshi Kobayashi – o grande Mestre que ao longo da sua vida teve um papel fundamental no seio do judo nacional – Portugal está presente com 40 Judocas (10 Femininas e 30 Masculinos).

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close