Cultura

“Uma menina de cristal e outras crónicas” na UCCLA

Decorre, no dia 7 de Julho, às 18h30, no auditório da UCCLA, o lançamento do livro “Uma menina de cristal e outras crónicas” da autoria de Dina Salústio. Trata-se de uma compilação de crónicas agora reunidas em livro, e que tem a chancela da Rosa de Porcelana Editora.

O lançamento do livro será transmitido em directo através da página do Facebook da UCCLA em https://www.facebook.com/UniaodasCidadesCapitaisLinguaPortuguesa

Sinopse:

Ao converter para o formato livro as crónicas, grande parte publicada no Jornal Expresso das Ilhas, entre Outubro de 2019 e Fevereiro de 2022, Dina Salústio procurou salvaguardar a sua identidade caracterizada pelo efémero e transitório, adaptando-as ao novo corpo com direitos diferentes e, claro, com novas expectativas de perenidade. Neste ponto é oportuno dizer que seja a pandemia ou a guerra, que nos últimos anos nos atingiram de forma trágica, elas estiveram sempre presentes, pressionando as escolhas.

Biografia de Dina Salústio:

Nasceu em Cabo Verde, na Ilha de Santo Antão. Foi Professora Primária, Assistente Social e Jornalista, exercendo em Portugal, Angola e Cabo Verde.

Sócia-fundadora da Associação dos Escritores Cabo-verdianos, da Sociedade Cabo-verdiana de Autores, membro-fundador da Academia Cabo-verdiana de Letras e do PEN Clube de Cabo Verde, é ainda membro da Academia Sergipana de Letras (Brasil) e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira da Cultura Latina para Cabo Verde.

Foi galardoada, entre outros, com o 1.º Prémio de literatura infanto-juvenil de Cabo Verde (1994), o Prémio em literatura infanto-juvenil dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (2000), Prémio Rosalia de Castro para a Literatura em Língua Portuguesa – PEN Galiza, Espanha (2016), Prémio RDP África Literatura para a Lusofonia (2021). Ao projecto de tradução de seu romance “A Louca de Serrano” foi concedido o PEN Award England (2018).

Autora de vários livros de contos, crónicas, romance, infanto-juvenil e ensaio, publicou pela Rosa de Porcelana Veromar (2019) e ora dá à estampa Uma menina de cristal e outras crónicas.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close