Destaque

5 de Maio – Dia Mundial da Língua Portuguesa

O Dia Mundial da Língua Portuguesa, 5 de Maio, é assinalado com diversas iniciativas nas áreas da Educação, Juventude e Desporto.

O #EstudoEmCasa tem emissão especial, esta Quarta-feira, dia 5 de Maio, para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Todos os 30 blocos pedagógicos temáticos do dia, do ensino básico e do ensino secundário, serão dedicados à data proclamada pela UNESCO em 2019.

Sob o grande lema “Liberdade da Língua Portuguesa como identidade nacional e internacional, através da escrita, da música, da arte, da cultura, da ciência, do desporto, da economia, e de outras formas de expressão”, serão mais de sete horas de emissão do #EstudoEmCasa na RTP Memória, no caso do ensino básico, o mesmo acontecendo com os conteúdos do ensino secundário, disponíveis nas posições 8 (posição 9 nos Açores e na Madeira) da TDT e 444 das operadoras por cabo.

Com convidados especiais em estúdio, de diferentes áreas – músicos, apresentadores, militares, escritores, desportistas, académicos, etc. – serão ainda transmitidos diálogos e webinars com escolas do território nacional, com algumas das escolas portuguesas no estrangeiro ou com escolas de países com forte presença de comunidades portuguesas.

Assim, personalidades como José Luís Peixoto, Isabel Alçada, Catarina Furtado, Dino d’Santiago, Emanuel Silva e Fernando Pimenta, Jorge Pina, entre outros, bem como escolas, alunos e professores nacionais e internacionais – Ponte de Lima, Rio Maior, Alpiarça, Timor, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Brasil, Angola, Moçambique, Suíça, Alemanha, Espanha ou Irlanda – associam-se ao Dia Mundial da Língua Portuguesa através do #EstudoEmCasa.

Deste modo, todos os blocos pedagógicos temáticos assinalam e celebram a Língua e a Cultura, da ciência à arte, passando pela história, economia, filosofia, línguas, oceanos e cidadãos. Destaque para a aula de Educação Física do 1.º ciclo (com transmissão na RTP 2 Memória às 10h00), em que foi organizada uma coreografia feita em diferentes escolas do território nacional e da CPLP, bem como para a de Educação Artística dos 2.º e 3.º ciclos (com transmissão na RTP Memória às 12h30), em que os músicos Pedro Pereira e Ana Teresa Mateus compuseram uma música original para o #EstudoEmCasa.

A grelha especial do #EstudoEmCasa para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa pode ser consultada aqui: Ensino Básico e Ensino Secundário (selecionar Quarta-feira, dia 5).

Como é habitual, todos os conteúdos ficam disponíveis em: https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/ ou na app #EstudoEmCasa.

Outras iniciativas na área da Educação

No portal do Plano Nacional de Leitura (PNL), a iniciativa “Elogio da Língua Portuguesa” junta testemunhos de várias personalidades de vários âmbitos, como Guilherme d’ Oliveira Martins, António Sampaio da Nóvoa, José Jorge Letria ou Diogo Infante, a quem se juntam o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa. Ainda a espalhar a palavra na língua de Camões, o PNL2027 lançou também a iniciativa “Eu Conto”, um conjunto de podcasts elaborados por Centros Qualifica, Bibliotecas Escolares, Municipais e do Ensino Superior, Associações Culturais e Artísticas, entre outras instituições, desafiando os falantes de português dos países de língua oficial portuguesa e de Goa, Damão e Diu residentes em Portugal a criarem podcasts de narração oral (lendas e contos tradicionais).

Para o dia 5 de maio o PNL reservou mais 10 podcasts e serão ainda divulgados os vencedores do concurso de contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa.

A Rede de Bibliotecas Escolares convidou todas as escolas a associarem-se a esta comemoração, apresentando vários trabalhos que serão publicados no portal da RBE.

O Plano Nacional das Artes associa-se igualmente à efeméride, com a divulgação de várias iniciativas nas redes sociais do PNA, em que a palavra como forma de arte, da escrita às artes visuais, se torna o centro de todas as atenções.

A Direção-Geral da Administração Escolar junta-se às comemorações deste Dia Mundial da Língua Portuguesa com uma edição especial da revista L/ATITUDE, dedicada à língua portuguesa e às culturas que nela se expressam, em formato digital, com atividades culturais, leitura de poemas e de contos tradicionais, entrevistas a escritores lusófonos, músicas populares e outras iniciativas, aberta a todos visitantes.

A Noesis, revista digital da Direção-Geral da Educação, será toda ela dedicada ao Dia Mundial da Língua Portuguesa, com a nota de abertura do Ministro da Educação – que estará presente na cerimónia comemorativa do Dia Mundial da Língua Portuguesa, presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, no Centro Cultural de Belém – e inclui textos do Presidente da Assembleia da República, do escritor Richard Zimler, do judoca Nuno Delgado, entre outras personalidades, bem como de alunos e professores.

Também o Instituto Português do Desporto e Juventude tem diversas actividades previstas.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close