Destaque

Reabertura dos ATL

A partir de Segunda-feira, dia 15 de Junho , no âmbito da terceira fase de desconfinamento, reabrem os espaços de ATL . Estes estabelecimentos recebem crianças que frequentam o ensino básico para actividades de tempos livres e apoio ao estudo.

Por orientação da Direcção Geral da Saúde (DGS), os espaços de ATL devem estar preparados para o surgimento de um eventual caso de covid-19, estando criadas zonas de isolamento, definição de circuitos, e terem disponíveis, acessíveis e actualizados os contactos de emergência de cada criança aos seus cuidados.

As condições de higienização devem ser reforçadas, devendo ser feita uma desinfecção geral diária antes da abertura.

As crianças com mais de dez anos estão obrigadas a usar máscara, assim como todos os funcionários. Os alunos são organizados em grupos que se devem manter sempre com os mesmos elementos, por forma a limitar ao máximo a interação entre eles, pelo que é de grande importância que estejam definidos os circuitos para que se circule dentro da norma estabelecida.

Os acessos às bibliotecas, salas de informática ou outras devem ser condicionados, com desinfecção após cada utilização.

As portas e janelas devem permanecer abertas sempre que possível e deve ser mantido o distanciamento entre mesas de estudo. A DGS recomenda ainda que se evite o cruzamento entre crianças, pelo que é de grande importância que estejam definidos os circuitos para que se circule dentro da norma estabelecida.

As crianças não devem partilhar objectos e brincam apenas com o que cada um trouxer de casa.

Os refeitórios devem ser desinfectados pelo menos duas vezes por dia e devem servir pequenos grupos de crianças de cada vez de maneira a que se mantenha o número mínimo de alunos ao mesmo tempo, recomenda-se ainda a retirada de elementos decorativos nestes espaços.

Nas carrinhas de transporte de crianças, as regras a aplicar serão as dos transportes colectivos de passageiros.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close