Reportagem

Entrada gratuita em parques e monumentos de Sintra

No dia 18 de Maio, e de acordo com as indicações do Governo no seu plano de desconfinamento, abrem ao público museus, monumentos e palácios

Assim, a Parques de Sintra reabrirá os parques e monumentos sob sua gestão, exceptuando a Escola Portuguesa de Arte Equestre, na Calçada da Ajuda, em Belém, que pela sua condição de local de espectáculos, apenas poderá abrir a partir de 1 de Junho. O regresso à actividade é acompanhado pela imposição de novas e indispensáveis medidas de salvaguarda das condições de segurança de colaboradores e de visitantes, de acordo com as directivas das autoridades sanitárias no âmbito da prevenção da covid-19. O funcionamento dos espaços é retomado no Dia Internacional dos Museus, data que será assinalada com um “open day” que dará direito a entradas gratuitas em todos os parques e monumentos geridos pela Parques de Sintra.

As novas normas de acesso a estes espaços incluem o uso de máscara e a admissão condicionada de visitantes, de forma a garantir o número de pessoas dentro dos limites estipulados pelas autoridades sanitárias e que correspondem, no máximo, a dois terços da lotação dos monumentos. A necessidade de observar a distância mínima de segurança estará sinalizada, os visitantes deverão higienizar regularmente as mãos e serão apenas admitidos pagamentos com cartões bancários ou MBWay, não se aceitando numerário. Igualmente suspenso está o aluguer de áudio-guias para visitas individuais e de rádio-guias para visitas de grupo, tendo os guias externos que trazer o seu próprio sistema de rádio-guia.

No que diz respeito aos colaboradores da empresa, a obrigatoriedade do uso de máscara aplica-se a todos os funcionários, sendo complementada com outros equipamentos de protecção individual, como luvas e viseiras, nos postos de contacto com o público e nas operações que o justifiquem.

Estas e outras medidas serão acompanhadas pelo reforço da frequência da higienização e desinfeção sistemática dos espaços, com especial incidência nas áreas de maior fluxo de público. Neste âmbito, a Parques de Sintra aderiu à iniciativa do Turismo de Portugal e obteve o selo “Clean & Safe”, comprometendo-se a trabalhar de acordo com um protocolo interno que, seguindo as recomendações da Direcção-Geral da Saúde, garante a higienização necessária para evitar riscos de contágio e a aplicação dos procedimentos seguros para o funcionamento das actividades turísticas, com repercussões tanto ao nível de visitantes, como de colaboradores.

A Parques de Sintra garante que continua atenta à evolução da covid-19 em Portugal, acompanhando permanentemente as recomendações das autoridades de saúde por forma a ir ajustando as medidas em função das diferentes necessidades que as circunstâncias forem determinando.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close