Destaque

Idosos voltam a ter visitas

A Direcção Geral da Saúde (DGS) informa que a partir do próximo dia 18 passam a ser permitidas as visitas a lares de idosos e unidades de cuidados continuados, no entanto, a entrada está sujeita a normas, desde logo a limitação do tempo de visita que não deverá exceder os 90 minutos.

Cada utente poderá receber uma visita por semana, mediante marcação prévia, embora a DGS afirme que esta situação possa ser ajustada conforme as condições da instituição e a zona geográfica onde se encontra.

A orientação da DGS para a retoma das visitas a idosos prevê que as instituições garantam o agendamento prévio, para que possa ser garantida higienização entre visitas e a manutenção do distanciamento físico apropriado. É também exigida aos visitantes a higienização das mãos à entrada das instalações e o uso de máscara durante toda a permanência no local. Estão ainda impedidas de levar objectos pessoais ou alimentos aos utentes.

Ficam excluídas de possibilidade de visita, todas as pessoas que tenham sintomas sugestivos de doença por covid-19 ou que tenham estado doentes nos 14 dias anteriores à visita. Os idosos que tenham sintomas também não podem receber familiares ou amigos.

A instituição tem ainda a obrigação de organizar um ficheiro de visitantes onde ficará registado a data e hora, contacto e o residente visitado.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close