CulturaDestaque

“O Narcisismo das pequenas diferenças”

O Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico exibe a exposição de fotografia “O Narcisismo das pequenas diferenças”, de Pauliana Valente Pimentel, de 17 de Outubro a 11 de Janeiro.

A mostra é inaugurada a 17 de Outubro, pelas 18h30, no mesmo dia em que também será apresentado o Catálogo da exposição que conta com textos de António Pedro Lopes e Sérgio Fazenda Rodrigues.

01-13 001

No Narcisismo das Pequenas Diferenças, de Pauliana Valente Pimentel, a ilha de São Miguel é um paraíso paradoxo entre a terra e o mar, assombrado pelo basalto, as brumas e araucárias gigantes. As paredes perdem a tinta para a humidade que fertiliza paredes de hortênsias, verdeja lagoas adormecidas e acorda animais de vulcão – cavalos, pássaros e cães. Nesta ilha, muitas histórias de passagem à idade adulta. Histórias de rapazes, raparigas ou rapazes que querem ser raparigas e que em comum têm a idade, este lugar e todos os sonhos do mundo. São de Ponta Delgada, Rabo de Peixe, Relva, do interior e da costa marítima. Estudam, trabalham, trabalham enquanto estudam. Todos têm telemóvel, ouvem música, tiram selfies e sabem o poder que uma fotografia carrega.

António Pedro Lopes

Em comunicado, o Arquivo Municipal de Lisboa explica que “a série pretende retratar a juventude de S. Miguel nos Açores, no seu contexto social e paisagístico”, ao encontro do que a fotógrafa Pauliana Valente Pimentel tem vindo a desenvolver nos últimos anos. “Interessa a questão insular, perceber como se move a juventude, que tipo de grupos existem, o tipo de abertura e liberdade que têm e como se manifesta”.

Para ver, até 11 de Janeiro de 2020, no n.º 246 da Rua da Palma, de segunda-feira a sábado, das 10h às 19h.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close