Cultura

“Oil Room”

nas Carpintarias de São Lázaro

As Carpintarias de São Lázaro recebem “Oil Room” do artista Per Barclay, uma marcante instalação, concebida à medida do próprio espaço do Centro Cultural e que inaugura no dia 14 de Maio.

Vai ser uma oportunidade para o público ver “Oil Room”, o tipo de instalação icónica que o artista trabalha para cada espaço, adaptando-a de forma a projetar e a refletir os detalhes do próprio edifício no líquido, revelando uma perspetiva diferente e não tão imediata aos olhos do visitante. Desta forma, o espaço das Carpintarias de São Lázaro vai poder ser contemplado em dimensões e perspetivas nunca antes exploradas.

“Oil Room” cria a coexistência da realidade e da sua imagem refletida num mesmo lugar, onde, apesar da demarcação que separa os dois, a perceção oscila e torna-se difícil determinar se o que se vê no momento é o líquido ou o sólido, a projeção ou a realidade.

Inicialmente as instalações de Per Barclay eram construídas com o intuito de serem fotografadas e as próprias fotografias tornarem-se a obra final, mas o impacto da instalação é tão marcante, que foi ao longo do tempo ganhando “vida própria”, tornando-se um trabalho independente.

 O Centre de Création Contemporaine Olivier Debré em Tours, a Cavallerizza Palazzo Mazzarino em Palermo, na Manifesta 12, ou o CAC Málaga são algumas das organizações e instituições de renome, onde esta instalação “Oil Room” de Per Barclay foi exibida.

Carpintarias de São Lázaro
Rua de São Lázaro – 72
Lisboa, Portugal
213815891

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close