Nacional

18 de Maio – Dia Internacional das Mulheres no Sector Marítimo

A DGRM-Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos assinala, pela primeira vez, no dia 18 de Maio, o Dia Internacional das Mulheres no Sector Marítimo.

Neste Dia Internacional das Mulheres no Sector Marítimo, celebra-se as muitas mulheres que estão a contribuir para o futuro do transporte marítimo: navegadoras, engenheiras, topógrafas, gerentes, representantes do governo e da indústria, as que presidem órgãos internacionais e mulheres em todas as outras funções na indústria marítima.

A Organização Marítima Internacional (IMO) decidiu, em Novembro de 2021, instituir o Dia Internacional das Mulheres no Setor Marítimo, a 18 de Maio de cada ano, para celebrar as mulheres na indústria marítima, promover o seu recrutamento, a sua retenção e o emprego sustentável de mulheres neste ramo profissional.

Por mais de três décadas, a IMO tem promovido a igualdade de género no sector marítimo, procurando reforçar o posicionamento das mulheres através da formação, visibilidade e reconhecimento. Com a instituição do dia 18 de Maio para homenagear as mulheres marítimas, fortalece-se o compromisso da IMO com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (igualdade de género) – um dos 17 objetivos que sustentam a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que os países de todo o mundo se comprometeram a implementar.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close