EducaçãoLocal

Obra promove leitura junto de portadores de Trissomia 21

 

 te4g4eitwcny0ypnh0nfrrns1u2Maria Calderón Pimentel lançou a obra  “Ainda bem que não levei o guarda-chuva – Versão Adaptada”, uma obra destinada a leitores jovens que habitualmente sentem dificuldades em seguir a narrativa da literatura clássica, afastando-se da leitura.

São eles os portadores de Trissomia 21. Esta edição inédita ganhou contornos na comemoração dos 25 anos da APPT21 –Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21, quando uma das mães se viu, mais uma vez, confrontada com a decepção da filha Pilar, que lutava com vários obstáculos na leitura dos autores tradicionais.

“Inicialmente ainda hesitei mas quando conheci a Pilar e a mãe, fui contagiada pelo seu entusiasmo e acreditei que era possível reescrevê-lo. Mudei muitas coisas do texto original, mas a história continua a ser a mesma. Trabalhei e exclui os parágrafos que tinham muitas metáforas e reflexões, ampliei a letra e encurtei as frases. Cheguei a uma linguagem mais simples e sem “floreados”, sem perder os aspectos românticos da história, pois a Pilar tinha-me pedido para pôr muito romance.”, explica a autora.

“Ainda bem que não levei o guarda-chuva”   é um diário de uma rapariga que reúne confidências sobre a família e amigos.

A edição do livro enquadra-se no programa da comemoração  dos 25 anos da APPT21.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close