DesportoDossierLocal

Pavilhão Carlos Lopes reaberto

O dia 18 de Fevereiro marcou a reabertura do Pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII, um espaço que celebra a carreira do atleta olímpico.

A cerimónia de re-inauguração contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e do atleta e campeão olímpico português que dá nome ao pavilhão: Carlos Lopes. Também marcaram presença as atletas Rosa Mota e Aurora Cunha.

No dia em que se assinalava o 70.º aniversário de Carlos Lopes, o espaço ressurgiu depois de 14 anos de inactividade. Apresenta agora uma exposição permanente dedicada ao atleta, com os troféus e medalhas conquistados ao longo dos anos. Carlos Lopes recebeu mesmo a chave do pavilhão das mãos de Fernando Medina, uma justa homenagem da Câmara.

As obras iniciaram-se há cerca de um ano e renovaram por completo um espaço inaugurado na década de 20, na sequência da Exposição Internacional do Rio de Janeiro de 1922. Orçadas em cerca de oito milhões de euros, resultaram na recuperação de um espaço que se encontrava bastante degradado e na alteração da zona envolvente, com destaque para a supressão do estacionamento e a criação de novos acessos exteriores, incluindo uma escada rolante.

A antiga sala multiusos, com cerca de 2000 metros quadrados, tem agora novas condições de segurança para albergar vários tipos de eventos – desportivos ou não. Alguns traços históricos do edifício foram preservados, como azulejos e elementos decorativos.

O pavilhão estará aberto até 15 de Março a visitas gratuitas do público. Para este ano estão já previstas, entre outras actividades, o evento Peixe em Lisboa e a Moda Lisboa.

Recorde-se que a abertura do espaço resulta da cedência do Pavilhão à Associação Turismo de Lisboa, por um período de 50 anos, com o fim de o reabilitar, depois de terem sido equacionadas soluções de como transformar a estrutura num museu do desporto ou centro de congressos.

Até ao dia 19 de Março, estará patente uma exposição sobre os 20 anos da Associação Turismo de Lisboa.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close