CulturaDestaque

Orquestra Metropolitana de Lisboa actua em São João

 

A iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Lisboa, intitula-se “Sons pela Cidade” e, desta vez, levou a música clássica aos habitantes da freguesia de São João.

Com o objectivo de aproximar a música da população, actuando em palcos pouco usuais neste tipo de apresentação, a autarquia da capital tem vindo a desenvolver ciclos musicais com a Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) em várias salas, salões e pequenos auditórios das Juntas de Freguesia lisboetas.

São João também esteve envolvida na iniciativa, recebendo no seu Salão Multiusos os 10 músicos da OML. Durante cerca de uma hora, a população da freguesia assistiu a três peças distintas, apreciando o som de instrumentos como flautas, oboés, clarinetes, fagotes e trompas. E para ajudar a compreender cada composição, no início da peça Rui Campos Leitão, musicólogo da Metropolitana, instituição que tutela a Orquestra Metropolitana de Lisboa, teceu os seus comentários interagindo com público e chamando a atenção para os aspectos mais significativos das melodias.

Uma iniciativa pioneira na zona, como referiu ao EXPRESSO do Oriente Manuel Ferreira, secretário responsável pelo Pelouro da Cultura da Junta de Freguesia de São João, “apesar do temporal, a sala está composta. É a primeira vez que recebemos a Orquestra Metropolitana de Lisboa e estas iniciativas são importantes para aproximar a população à cultura.”

Com este espectáculo a OML encerrou o 2.º ciclo da iniciativa “Sons pela Cidade”, que teve início em Novembro de 2012. A próxima etapa está já agendada para Março, por isso, fique atento aos concertos de Primavera.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close