Destaque

Câmara de Lisboa alerta para lagarta do pinheiro

A lagarta do pinheiro é uma preocupação para a Câmara Municipal de Lisboa, a ponto de ter sido alvo de uma publicação de alerta nas redes sociais.

A publicação surgiu na página de Facebook do Município este domingo, dia 26 de Janeiro, e nela são dados conselhos à população, de modo a proteger-se da processionária, mais conhecida como lagarta do pinheiro.

É sabido que a processionária pode representar perigo, quer para pessoas, quer para animais de estimação: o contacto com a lagarta pode originar reacções alérgicas, irritações cutâneas, ou mesmo sintomas mais graves se houver contacto com olhos, boca e nariz; no caso dos animais de estimação, pode mesmo provocar a morte.

A CML refere na publicação que as condições climáticas favoráveis têm contribuído para uma forte proliferação da praga de processionária na cidade – alimenta-se das folhas de pinheiro e de cedro – e recorda que o insecto faz a sua migração da copa das árvores para o solo até ao mês de Maio. Deste modo, recomenda todo o cuidado: “deve ser evitado o contacto directo que pode originar urticária, reações alérgicas ao nível da pele, olhos e aparelho respiratório”.

O texto termina com uma lista de três conselhos:

  • Afaste-se do local;
  • Informe a Protecção Civil, a Câmara Municipal ou o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas;
  • Em caso de aparecimento de sintomas, lave a zona afectada com água corrente e dirija-se a um posto médico ou ao hospital mais próximo.
Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close