OutrasSociedade

Rui Valério é o novo patriarca de Lisboa

O Papa Francisco nomeou D. Rui Valério como novo patriarca de Lisboa, sucedendo ao cardeal D. Manuel Clemente, que renunciou ao cargo após ter completado 75 anos de idade, tal como exige o Direito Canónico. O anúncio foi feito pela Nunciatura Apostólica no dia 10 de Agosto e a tomada de posse está marcada para 2 de Setembro, na Sé Patriarcal de Lisboa

Rui Manuel Sousa Valério, agora nomeado patriarca de Lisboa, nasceu a 24 de Dezembro de 1964, na Freguesia de Urqueira, no Concelho de Ourém. Até aqui, era bispo das Forças Armadas e de Segurança e conta no seu percurso com vários anos de serviço junto das forças militares. Conforme divulgado pela Agência Ecclesia, o novo patriarca de Lisboa foi também:

“Membro da congregação dos Padres Monfortinos, fez a profissão perpétua em Outubro de 1990 e recebeu a ordenação sacerdotal a 23 de Março de 1991, em Fátima.

Como sacerdote, esteve nas paróquias do Concelho de Castro Verde, na Diocese de Beja, primeiro como coadjutor, de 1993 a 1995, e depois como pároco, de 2001 a 2007.

Foi também coadjutor na Póvoa de Santo Adrião, no Patriarcado de Lisboa, de 1996 a 2001 e nomeado pároco em 2001, missão que exercia antes de ser nomeado bispo pelo Papa Francisco, a 27 de Outubro de 2018.

Em 2016, durante o Jubileu da Misericórdia, o novo patriarca foi um dos 1071 sacerdotes enviados pelo Papa Francisco como “missionário da misericórdia” às comunidades de todo o mundo.

Rui Valério foi ordenado bispo a 25 de Novembro de 2018 no Mosteiro dos Jerónimos, em cerimónia presidida por D. Manuel Clemente.

O novo patriarca de Lisboa tem como lema episcopal ‘in manibus tuis’ (nas tuas mãos), evocando o abandono nas mãos de Deus; as armas de fé incluem uma referência a Nossa Senhora de Fátima e uma referência ao carisma da família religiosa monfortina, a que pertence.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, tem funções de delegado para as relações bispos/vida consagrada e é membro da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização.

Em Dezembro de 2021, o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas condecorou D. Rui Valério, impondo-lhe a Medalha Cruz de São Jorge, de 1.ª classe.

O louvor dirigido na atribuição do reconhecimento destaca a ‘grandeza do seu carácter e da elevada estatura espiritual, que se têm constituído grande fonte de inspiração, nomeadamente no que respeita à motivação de bem servir’.”

Manuel Clemente, no cargo de patriarca desde 2013, vai manter-se como administrador apostólico do Patriarcado de Lisboa até à tomada de posse de D. Rui Valério.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close