DestaqueDossier

Iluminações de Natal em Lisboa

Às 18 horas do dia 24 de Novembro, sábado, acenderam-se as luzes de Natal em Lisboa, com uma árvore gigante na Praça do Comércio.

Coube ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, carregar simbolicamente no botão que acendeu as luzes de Natal da cidade, cujo principal destaque é a árvore de Natal gigante que domina a Praça do Comércio.

O edil acendeu não só este pinheiro com cerca de 30 metros iluminado por 53 400 lâmpadas led, mas também um total de 42 praças, ruas e avenidas, num total de mais de 2 milhões de lâmpadas led.

Segundo a Câmara, apesar de as iluminações de Natal estarem presentes ao longo de mais de 215 km, e de este valor ser superior ao ano passado, está em causa uma poupança de energia na ordem dos 80%. O investimento em luzes ronda os 800 mil euros e resulta de uma parceria entre a Câmara, a UACS – União das Associações de Comércio e Serviços e a EGEAC.

Também resulta de uma parceria entre a Câmara e a UACS o estreante Concurso de Montras de Natal, ao abrigo do qual haverá 46 montras em exibição entre 1 e 25 de Dezembro, em onze freguesias da cidade.

Este concurso foi apresentado na conferência de imprensa que antecedeu a inauguração das luzes natalícias, num momento em que também foi apresentada a programação cultural de Natal, com muita música em vários pontos da cidade e a associação das comunidades Hindu e Ismaili, além da Wonderland. O grande destaque da programação vai, como é evidente, para a passagem de ano, que ocorre uma vez mais na Praça do Comércio.

Ver mais

Artigos relacionados

Close