Reportagem

Há 16 anos na presidência da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, José Manuel Rosa do Egipto, sabe bem o que quer para a sua freguesia. Desde logo, garante apoiar os idosos, os jovens e lutar por obras há muito prometidas…

– Qual é o balanço de 16 anos à frente dos destinos da freguesia de Santa Maria dos Olivais?
– O balanço é muito positivo, reconhecendo, no entanto, que continua muito por fazer. Mas muitas vezes não podemos actuar porque as competências são da Câmara Municipal. Como obras importantes para a freguesia destaco o Espaço da Juventude, o Espaço Internet, a Casa da Cultura e o Centro de Dia para Idosos, equipamentos inaugurados no último mandato. Melhorámos várias habitações municipais; apoiámos os condomínios na recuperação e manutenção dos edifícios; recuperámos passeios e mobiliário urbano e arranjámos o espaço público. Os idosos foram uma prioridade e nesse sentido temo-los ocupado com programas de férias e outras actividades. Mantivemos a gestão dos ATL e sempre apoiámos as colectividades de cultura e desporto.

– Quais as prioridades para este mandato?
– Apostar cada vez mais na modernização da administração pública promovendo a qualidade dos serviços prestados pela Junta de Freguesia. Queremos estreitar relações entre os eleitores e os eleitos. Nesse sentido, é nossa intenção criar uma linha de atendimento à população. Na acção social, vamos dinamizar a gestão do Centro de Dia e do Centro de Convívio com novas valências. Apoiar os projectos de prevenção e combate à violência doméstica e vamos continuar a prestar o apoio social e jurídico à população. Tem sido prática comum e pretendemos continuar a apoiar as nossas colectividades desportivas e culturais na construção e beneficiação das suas infra-estruturas.

– E a nível desportivo e educacional?
– Quanto ao desporto pretendemos incrementar escolas de formação de várias modalidades desportivas e promover actividades de tempos livres nos períodos das férias escolares, não esquecendo a necessária articulação com as associações para promover nos cidadãos um estilo de vida activo e saudável. Não nos podemos esquecer do complexo municipal dos Olivais (piscinas) e garanto que irei pressionar a Câmara para que proceda à sua recuperação. A nossa freguesia, a este nível, carece ainda de um pavilhão desportivo para a prática de diversas modalidades. A educação é e sempre será uma prioridade. Vamos lutar pela construção da escola prevista no Parque das Nações e pela recuperação das escolas do 1.º ciclo. Quanto à juventude, pretendemos criar um gabinete de apoio que se ocupe de situações como o absentismo escolar, planeamento familiar e toxicodependências.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close