LocalOutras

Menos açúcar em cada pacotinho

resized_acucar-cafeA Direcção-Geral da Saúde (DGS) pretende reduzir a quantidade de açúcar presente nas embalagens individuais servidas com o café.

Actualmente, estes pacotes individuais de açúcar contêm entre sete e oito gramas; o objectivo da DGS é que passem a conter cerca de metade desta quantidade, num prazo de três meses. A proposta terá já sido entregue ao ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Afirma Francisco George, director-geral da Saúde: “Pretende-se que a redução para três ou quatro gramas passe a ter carácter vinculativo, obrigatório, e que estes pacotes não sejam distribuídos de forma passiva aos cidadãos, para evitar o desperdício, que se estima em cerca de 40%”. Ou seja, nos cafés e restaurantes poderá também passar a ser regra oferecer pacotes de açúcar apenas aos clientes que o requisitem expressamente.

A proposta consta de um programa intitulado “Uma nova ambição para a saúde pública” cujo objectivo é reduzir os números relacionados com doenças como a diabetes tipo 2 e a obesidade através da moderação do consumo de açúcar. Estima-se que um milhão de portugueses sofra de diabetes tipo 2 e que surjam 60 mil novos casos da doença todos os anos.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close