Sociedade

Jogo leva emoções às crianças autistas

Um jogo de computador, feito a pensar nas crianças que têm uma perturbação do espectro autista, ajuda a identificar a expressão de emoções num rosto humano. A ideia surge de uma equipa de investigadores portugueses e visa melhorar as capacidades sociais das pessoas com esta disfunção.

O LifeisGame é uma ferramenta de trabalho desenvolvida por uma equipa que engloba o departamento de Ciências de Computadores da Faculdade de Ciências, especialistas da faculdade de Psicologia e terapeutas da Associação Criar, num projecto que está inserido na colaboração da UP com a Universidade de Austin, no Texas. Através deste jogo as crianças podem aprender a identificar a expressão de emoções num rosto humano Basta encostar o indicador ao ecrã e mexê-lo ligeiramente para se formar uma linha e desenhar uma expressão de um sorriso, com outra linha cria-se outra expressão.
A investigação começou há cerca de um ano e a ideia é torna-lo num programa que possa ser levado para casa, para que as crianças possam desenvolver as suas capacidades com os pais.
No futuro pretendem ainda adicionar “a melodia da voz” para comunicar com o utilizador para também ajudar na terapia vocacionada para dificuldades na linguagem.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close