Reportagem

“Nos Castelos de D. Afonso Henriques”

resized_Afonso Henriques - EB 23 Olivais (15)A comunidade educativa da EB 2,3 dos Olivais levou ao Fórum Lisboa um excelente espectáculo musical que contou com a participação de pais, professores, funcionários e alunos!

Um a um, os castelos das cidades conquistadas pelo primeiro rei de Portugal desfilaram aos olhos de centenas de familiares e amigos dos actores e cantores em palco. Somando os intervenientes no espectáculo e o público presente, terão comparecido no Fórum Lisboa cerca de mil pessoas!

Depois de duas camponesas introduzirem a “opereta” e de terem explicado que não tinha nada a ver com uma operação médica, nem seriam médicos a cantar ou tocar, percorreu-se o país de alto a baixo: Guimarães, Leiria, Santarém, Alcácer do Sal, Évora, Beja, Almourol, Nazaré, Lisboa.

Também as personagens foram desfilando, uma após a outra: Geraldo Geraldes, Egas Moniz, Gonçalo Mendes da Maia, Gualdim Pais e os Templários, Fuas Roupinho, Martim Moniz, mas também os reis e capitães mouros, como Ismar e Almoleimar.

resized_Afonso Henriques - EB 23 Olivais (7)As músicas, uma por cidade, entoadas pelos alunos de todas as turmas do 2.º ciclo e mais três do 3.º ciclo, eram seguidas pela audiência através da encenação em palco, enquanto as letras surgiam projectadas no ecrã, para que não se perdesse pitada. Camponeses e frades, soldados e cavaleiros, cristãos e mouros, bobos e nobres, todos tiveram parte na história.

Projecto transversal

Os professores Carlos Barros e Teresa Nunes foram os “maestros” de todo o processo. Ao nosso Jornal, Carlos Barros estima em 300 pessoas os que contribuíram para o espectáculo, entre pais, funcionários, professores e alunos. “Começámos a preparar o projecto logo no início do ano lectivo. Amadurecemos primeiro a ideia e, depois da aprovação pela direcção, começámos a ensaiar a meio do 1.º período, a dar a conhecer a obra aos alunos”.

Seguiram-se trabalhos feitos pelos vários grupos disciplinares, na medida em que foi um projecto verdadeiramente transversal: História, Educação Física, Português, Educação Visual e Tecnológica… As grinaldas, as coroas, as espadas foram sendo trabalhadas em aula, tal como muitos outros detalhes, como o rap elaborado pelos alunos dos Percursos Curriculares Alternativos.

resized_Afonso Henriques - EB 23 Olivais (26)“Envolveu uma grande dedicação de todos os professores da escola, foi o culminar de um trabalho árduo, de muitas horas dadas à Escola sem retorno monetário. Preparámos este espectáculo em casa e na escola, em inúmeras reuniões com os colegas. Ver este trabalho reconhecido e os alunos aplicarem-se a fundo, traz grande reconforto. Tudo valeu a pena!”, completa o professor Carlos.

Um legado em sorrisos

Já a professora Teresa Nunes destaca “o impacto que o projecto teve na resized_Afonso Henriques - EB 23 Olivais (79)vida dos alunos e no ambiente geral da escola”: “estou muito feliz, não só pelo produto final, como por tudo o que vem para além disso: o sentimento de pertença, os resized_Afonso Henriques - EB 23 Olivais (71)sorrisos, o entusiasmo… Aquilo que fica é o que se vê ao chegar à escola: os sorrisos e este ambiente. Poder proporcionar esta experiência única foi fabuloso!”.

A professora revela que, uma semana depois da actuação, “os alunos estão sempre a perguntar «e agora?», preparadíssimos para seguir em tournée”. Depois de ouvir os comentários ao espectáculo, a docente assinala um incremento significativo na auto-estima dos alunos e um contributo importante para a ideia que formam da Escola. “Também era um objectivo a abertura da Escola ao meio, levar a Escola para fora de si, abri-la à comunidade”, finaliza.

resized_Afonso Henriques - EB 23 Olivais (57)Com a sepultura de D. Afonso Henriques no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, terminou um belo serão em apoteose. O público aplaudiu de pé e pediu um “bis” da música final, um hino ao que é ser português!

O Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais e a EB 2,3 dos Olivais agradecem o apoio do Ministério da Educação e da Câmara Municipal de Lisboa, que se materializou principalmente ao nível do guarda-roupa e da cedência do espaço.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close