Nos próximos dias 10 e 11 de Outubro, 70 espaços abrem as suas portas aos visitantes: está a chegar o Lisboa Open House 2015.
Trata-se de uma iniciativa criada em 1992, cujo objectivo é chamar a atenção para a importância da arquitectura no nosso dia-a-dia. O evento marca presença em Lisboa todos os anos, desde 2012, e regressa nos dias 10 e 11 de Outubro com o mote “Arquitectura de portas abertas”, pela mão da Trienal de Arquitectura de Lisboa.
Esta será uma excelente oportunidade para visitar gratuitamente e com detalhe 70 espaços da capital, dispersos por sete zonas da cidade. Alguns destes espaços requerem marcação antecipada, disponível a partir do dia 2 de Outubro, outros recebem os visitantes por ordem de chegada. Certifique-se que planeia a sua visita e verifica o horário de funcionamento. Existem três tipos de visita: a visita livre, que não requer acompanhamento; a visita acompanhada, orientada por elementos da equipa organizadora do evento; e finalmente, a visita comentada, dirigida por um especialista.
O roteiro, que inclui uma grande diversidade de espaços, incluindo infraestruturas, museus, escolas e palácios, pode ser consultado neste site. Entre os espaços a visitar, destacam-se a Ponte 25 de Abril, o Padrão dos Descobrimentos, o Banco de Portugal, o Observatório Astronómico de Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, o Palácio da Justiça, a ETAR de Alcântara ou a Extensão do Oceanário de Lisboa.
A organização da Trienal de Arquitectura de Lisboa conta com a Câmara Municipal de Lisboa, a Egeac e a Fundação EDP como parceiros estratégicos.



