Reportagem

Câmara de Lisboa apresenta o renovado espaço Coruchéus

Ao abrigo do programa “Um Teatro em Cada bairro”

Foi no dia 11 de Novembro que o espaço cultural Coruchéus, na freguesia de Alvalade, reabriu portas totalmente renovado, ao abrigo do programa “Um Teatro em Cada Bairro”, da Câmara Municipal de Lisboa. Trata-se do sexto espaço a integrar este programa, que tem como missão criar uma rede de equipamentos culturais de proximidade com diferentes características e valências e uma oferta cultural diversificada aberta aos artistas, às comunidades e aos agentes locais. Pretende-se ainda que estes espaços, que estão a ser criados nos bairros alfacinhas, possam constituir-se como um ponto de encontro e de partilha de conhecimento entre os diferentes intervenientes do tecido cultural.

O Coruchéus, com enfoque no território de Alvalade e num programa multidisciplinar onde as componentes sociais, artísticas e criativas se interrelacionam, está agora aberto ao público no antigo ateliê do escultor Laranjeira Santos e coloca à disposição dos visitantes os Ateliês Municipais, a Galeria Quadrum e a Biblioteca, promovendo a partilha em rede e a melhoria do acesso à cultura e ao lazer.

A cerimónia de inauguração do renovado espaço cultural decorreu no dia 11 de Novembro, com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José Amaral Lopes e do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Diogo Moura, entre muitos outros convidados.

A festa ficou marcada pelas diversas iniciativas culturais proporcionadas pela escola de circo do Chapitô, pelo momento musical inspirado nos musicais da Broadway e de Hollywood, pela fantástica actuação do Coro Sinfónico Lisboa Cantat composto por cerca de 40 solistas, e pelo concerto intimista de Miguel Marôco, que apresentou algumas das músicas que integram o seu segundo álbum de originais a ser lançado com o selo Cuca Monga, a quem coube o encerramento das festividades, com um DJ Set a várias mãos.

Ainda no âmbito desta cerimónia, foi inaugurada a exposição “Padrão; Cinza – Aceitação do Discurso Urbano” do artista cipriota Batu Behram que, partindo da afirmação “Reclamar a Rua é um ato de rebelião”, traz à discussão a apropriação do espaço público e o seu impacto na vida das pessoas e da sociedade. Para além de pinturas abstratas a óleo, Batu Behram oferece-nos ainda um conjunto de imagens visuais minimalistas, estruturadas e arquitetónicas, combinando instalações de texto e de som que convidam o público a refletir e a viajar sobre os conceitos da consciência individual e da existência. A mostra estará patente até ao próximo dia 27 de Dezembro.

O espaço Coruchéus – Um Teatro em Cada Bairro, fica na Rua Alberto de Oliveira, na freguesia de Alvalade, e oferece uma programação acessível a todos, com entrada gratuita. Apareça!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close