Dossier

BIP ZIP – Candidaturas abertas até 16 de Junho

Boa Prática BIP ZIP é a novidade da 11.ª edição do programa municipal de desenvolvimento local.

O programa de Parcerias Locais BIP ZIP, da Câmara Municipal de Lisboa, passa a ter uma nova dimensão – a Boa Prática BIP ZIP – já na próxima edição. É um passo a mais na estratégia de desenvolvimento local de zonas e bairros de intervenção prioritária. O concurso tem candidaturas abertas até ao dia 16 de Junho.

A nova vertente do programa, que se junta à dimensão de ignição de ideias já habitual, quer promover a partilha de respostas BIP/ZIP já testadas e com efeitos perduráveis. Um projeto com resultados reconhecidos e avaliados pode propor neste novo concurso a sua replicação noutros territórios, estendendo a sua área de influência. Estas boas práticas terão um tempo de implantação de duração mínima de 18 meses e máxima de 24, com verba que pode ir até 100 mil euros.

Os projetos novos e Boas Práticas a apoiar na 11.ª edição do programa, a partir de outubro, têm como desafio pensar respostas para as dificuldades e desafios específicos que se apresentam às comunidades dos territórios BIP/ZIP, nomeadamente devido aos efeitos da pandemia:

– Apoio e reforço da empregabilidade e do tecido económico local;

– Apoio ao processo educativo e formativo;

– Apoio direto às comunidades e grupos vulneráveis BIP/ZIP, através do reforço das redes e respostas locais;

– Apoio à nova utilização comunitária do espaço público;

– Sinalização e apoio às necessidades mais imediatas e relevantes já identificadas nos territórios;

– Apoio à solidariedade pessoal e comunitária que contribua para a coesão social e territorial;

– Apoio à saúde e a quem dela cuida, bem como o reforço do bem-estar pessoal e comunitário.

Esta 11.ª edição contará com um montante de 1.521.250,00€. Toda a documentação e formulários ficarão disponíveis na Plataforma BIP/ZIP, em  https://bipzip.cm-lisboa.pt/,  e através do site do Pelouro da Habitação e Desenvolvimento Local, em http://habitacao.cm-lisboa.pt.

A comemorar os primeiros 10 anos do BIP ZIP, está a decorrer, entretanto, um programa coorganizado e participado – com debates Webip, mostras dos produtos e respostas locais. Uma forma de celebrar, mostrando não só os projetos em curso na atual edição, mas também os resultados desta forma de cogovernação nos territórios que envolve mais de 600 entidades a atuar em toda a cidade.

Marcar a pegada BIP ZIP no terreno – projetos que já passaram a fazer parte do quotidiano das populações – começou com a implantação de um totem, no Jardim do Campo Grande, próximo do centro geodésico da cidade, que permite conhecer virtualmente o programa e os seus locais de implantação. Este roteiro vai continuar nos próximos meses, em dez pontos onde o BIP ZIP deixou uma marca física.

Outros dos destaques desta programação passam por uma Homenagem a Bruno Candé, com um mural participado em preparação. Estão já também na rua os dois desafios O meu bairro é Lisboa – curtas-metragens e fotografia, que desafiam os concorrentes a olhar a cidade e os seus diferentes lugares, pessoas, mudanças, necessidades, culminando com uma exposição final a 10 e 11 de julho no Cinema São Jorge.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close