DossierLocalNacional

Projecto UpGrid apresentado aos moradores do Parque das Nações

resized_edp-apresentacao-upgrid-3 resized_edp-apresentacao-upgrid-9O Projecto UpGrid da EDP Distribuição vai permitir que 100 moradores do Parque das Nações adiram a um sistema inteligente de gestão da rede eléctrica.

O projecto Upgrid é um projecto europeu que junta 19 parceiros em sete países da União Europeia (Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Polónia, Suécia e Noruega) e que tem como objectivo implementar funcionalidades avançadas de redes inteligentes, promovendo um sistema integrado inteligente – as chamadas “redes eléctricas do futuro”.

Trocado por miúdos, o projecto vai oferecer 100 adesões gratuitas a moradores do Parque das Nações que lhes vão permitir, durante um ano, beneficiar de uma maior interacção com o seu operador de rede de distribuição, através de um equipamento chamado Homiee. Os participantes poderão ficar a conhecer melhor os padrões de consumo de energia, ligar e desligar remotamente (no smartphone, por exemplo) equipamentos domésticos e responder a pedidos do operador da rede através da gestão de carga.

Na sessão de apresentação, que decorreu no hotel Vip Arts Executive, os responsáveis pelo UpGrid explicaram ao público presente os objectivos e as funcionalidades disponíveis e apresentaram a experiência na cidade de Évora, correspondente ao antecessor do UpGrid.

De acordo com os responsáveis, uma das principais vantagens para os aderentes está no acesso à facturação com base no consumo real, disponível num conjunto de plataformas online e via SMS, que lhes permite tomar decisões informadas sobre o seu consumo energético. No fundo, baseados na informação em tempo real, os clientes poderão alterar comportamentos e gerir melhor o seu consumo energético, para poupar na sua factura mensal, ou pelo menos minimizar o desperdício.

Importa lembrar que o Projecto UpGrid está disponível a clientes de qualquer comercializador e não implica nenhuma fidelização à EDP.

O Parque das Nações será a primeira zona de Lisboa a poder usufruir do inovador equipamento, numa parceria estabelecida com a Junta de Freguesia local, que se fez representar na apresentação pelo vogal Figueiredo Costa.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close