Destaque

Homenagem a Jorge Sampaio

O ex-Presidente da República e ex-presidente da Câmara de Lisboa, Jorge Sampaio, foi alvo de uma homenagem esta semana, assinalando os 30 anos da tomada de posse como edil da cidade.

No Cineteatro Capitólio, o antigo chefe de Estado foi homenageado numa cerimónia que contou com a presença do actual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro, António Costa, e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, entre muitas outras personalidades de relevo.

Jorge Sampaio, que liderou a autarquia lisboeta entre 1990 e 1995, depois de vencer as eleições em Dezembro de 1989, foi o promotor do primeiro plano estratégico da cidade, intitulado “Moderno Planeamento Estratégico de Lisboa”. Três décadas volvidas sobre a sua tomada de posse, Sampaio propôs a criação de um plano estratégico para Lisboa 2050, referindo a necessidade de pensar o desenvolvimento da cidade num horizonte de 20-30 anos: “Com a aceleração do tempo e o tropel de desafios que enfrentamos, com a transição demográfica, digital e energética a rondar e as alterações climáticas já bem patentes, importa pensar Lisboa no horizonte de 20-30 anos. Importa agora articular uma visão e um plano estratégico para 2050”.

Nas suas intervenções, Marcelo, António Costa e Medina elogiaram a dignidade de Jorge Sampaio no cargo como na vida, as suas qualidades humanas, políticas e intelectuais, bem como o legado que deixou na cidade. Além do planeamento estratégico para o desenvolvimento da cidade, foram apontadas conquistas como a erradicação das barracas, o investimento no Eixo Norte-Sul e a reinvenção das Festas da Cidade.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close