Local

Círculo azul contra a diabetes

resized_paços concelho azul A cidade de Lisboa associou-se ao Dia Mundial da Diabetes através de uma caminhada que culminou na Praça do Município com uma acção simbólica.

Foram mais de três centenas de lisboetas aqueles que no passado sábado, dia 14 de Novembro, participaram numa caminhada com origem no Miradouro da Senhora do Monte e chegada diante dos Paços do Concelho, na Praça do Município.

O objectivo era alertar contra os malefícios da diabetes e a necessidade da sua prevenção. A iniciativa contou com uma organização conjunta, reunindo diversas entidades: Câmara Municipal de Lisboa, Direcção Geral de Saúde, Sociedade Portuguesa de Diabetologia, Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, Associação de Jovens Diabéticos de Portugal, Novo Nordisk-Changing Diabetes, Roche Diabetes Care e Ginásio Clube de Portugal.

Passando por vários miradouros da cidade e munidos de balões azuis, a cor da luta contra a diabetes, os caminhantes terminaram o evento desenhando um círculo em torno do pelourinho da Praça do Município, já depois de uma actuação da Tuna Feminina da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Também a fachada dos Paços do Concelho se revestiu de cor azul, numa associação à causa.

Na luta contra os malefícios da doença, o vereador dos Direitos Sociais da Câmara de Lisboa, João Afonso, sublinhou a necessidade de melhores espaços pedonais que estimulem o acto de andar a pé e a utilização dos transportes públicos, a par de muito exercício.

Já o vereador do Desporto, Jorge Máximo, apelou à adesão dos lisboetas aos programas municipais de desporto, como forma de prevenir a doença.

resized_círculo azul municípioA diabetes é uma doença que afecta 387 milhões de pessoas em todo o mundo e cerca de um décimo da população portuguesa.

Para finalizar, deixamos a mensagem dirigida ao público pelo conjunto das entidades envolvidas:

“A diabetes exige acção! Os cuidados de saúde precisam de ser garantidos, para todos, sem excepção. É fundamental mudar hábitos de vida, melhorar a alimentação, combater o sedentarismo. Metade das pessoas com diabetes não sabe que a tem. Por isso mexa-se!
Não deixa a Diabetes ficar incontrolável.”

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close