Sociedade

Campeões homenageados

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Ateneu da Madre Deus realizou um jogo de homenagem aos antigos campeões da Europa e do Mundo em futsal.

Muitos já não se lembrarão deles, até porque o aspecto físico já não é o mesmo de há cerca de 20 anos atrás, mas no Beato ninguém esquece o feito alcançado por Xana, Zip, Bomba e Zé Bicho.

Foi em 1991, data em que Portugal se sagrou campeão do Mundo em Futebol Salão, pela FIFUSA. O feito ficou para sempre marcado na história da modalidade e na memória dos moradores do Beato, uma vez que da equipa nacional faziam parte estes quatro jogadores naturais da freguesia.

Para recordar o feito destes atletas e proporcionar o reencontro entre os jogadores, o Ateneu da Madre Deusdecidiu realizar um jogo de homenagem aos atletas.

“Esta é uma ideia já muito antiga que tínhamos e que graças à nova direcção do Ateneu e ao apoio da Junta de Freguesia do Beato, conseguimos, finalmente, realizar. Foi difícil conseguir reunir todos, porque são pessoas que já têm outras obrigações, mas estamos muito contentes e é emocionante vê-los a matar saudades”, conta Paulo Ferreira, responsável pela colectividade.OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Polidesportivo da Mata da Madre Deus reuniu em campo, no dia 14 de Junho, a equipa dos Campeões da Europa e do Mundo e a equipa do Ateneu da Madre Deus, para um jogo, em que o resultado era o menos importante, até porque como afirma Zip, “a idade já não perdoa e a equipa encontra-se desfalcada”.

Para os amigos, que já não se encontravam há vários anos, acções como esta são de se louvar. “Não esperava homenagem nenhuma pois sempre fiz aquilo que gostei, mas em aspecto de convivência é uma óptima iniciativa”, afirmou Bomba, que assumiu o comando da baliza da sua equipa.

Também Xana, considerou que o encontro era o mais importante, enquanto Zé Bicho relembrou que são, precisamente, “os amigos, aquilo que de mais importante o futsal nos proporciona”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA“Sinto-me um privilegiado pelo trabalho que fiz durante muitos anos e é bom poder recordar tudo isto em eventos como este. Devemos louvar não só a iniciativa mas também a nossa ligação enquanto amigos”, defende Xana.

O Ateneu da Madre Deus conseguiu proporcionar um reencontro único e há muito aguardado por estes atletas, e aproveitou a ocasião para agradecer-lhes o facto de terem levado o nome da freguesia tão longe. Uma iniciativa notável até porque como referiu Zé Bicho, “as pessoas devem ser recordadas enquanto estão vivas”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close