DestaqueDossierNacional

Eusébio no Panteão Nacional

resized_eusebioOs restos mortais do futebolista Eusébio da Silva Ferreira são transladados do Cemitério do Lumiar para o Panteão Nacional dia 3 de Julho.

A cerimónia tem início pelas 15 horas, iniciando-se o cortejo até ao Seminário da Luz, onde será celebrada missa. O percurso que levará os restos mortais do Pantera Negra para o Panteão Nacional passa pelo Estádio da Luz e pela Avenida Eusébio da Silva Ferreira e atravessa algumas das mais importantes artérias lisboetas, como o Campo Grande, a Avenida da República, a Praça do Marquês de Pombal, o alto do Parque Eduardo VII (junto à bandeira nacional), a Avenida 24 de Julho, a Avenida da Ribeira das Naus ou a Praça do Comércio. A chegada ao Campo de Santa Clara e ao Panteão está prevista para as 19 horas.

A trasladação do King foi votada unanimemente por todos os grupos parlamentares, num documento que reconhecia uma homenagem dirigida ao “símbolo nacional, o homem solidário o futebolista e o desportista excecional, evocando o seu estatuto de verdadeiro marco na divulgação e na globalização da imagem e da importância de Portugal no Mundo”. Eusébio vai assim tornar-se a 12.ª personalidade com honras de Panteão Nacional.

Eis a lista das restantes 11: os escritores e poetas Almeida Garrett, Guerra Junqueiro e João de Deus, bem como os Presidentes da República Teófilo Braga, Sidónio Pais e Óscar Carmona foram as primeiras seis figuras a habitar o Panteão, em 1966, na data que assinalou a reconstrução do monumento; o corpo do general Humberto Delgado foi trasladado em 1990, no dia em que se assinala a Implantação da República Portuguesa, 5 de Outubro; já depois da definição actualmente vigente das honras de Panteão, é trasladado o corpo de Amália Rodrigues, a 8 de Julho de 2001, de Manuel de Arriaga, a 16 de Setembro de 2004, e de Aquilino Ribeiro, a 19 de Setembro de 2007; Sophia de Mello Breyner é a mais recente personalidade cujos restos mortais repousam na Igreja de Santa Engrácia. A trasladação ocorreu a 2 de Julho de 2014.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close