Reportagem

Esmeralda conquista Espantalhos do Mundo

VI Concurso Espantalhos 16-4-2013 1.º lugar - Ext Passos Manuel (2)Durante o mês de Abril, povos e tradições de todo o mundo invadiram a Quinta Pedagógica dos Olivais.

Com recurso a tecidos, sacos de plásticos, barris e cápsulas de café, os alunos de 19 escolas de Lisboa, apresentaram as suas melhores propostas para o tema deste ano: Espantalhos do Mundo. Numa iniciativa que pretende aproximar as crianças das diferentes culturas e etnias existentes e estimular o seu lado mais criativo, estiveram representados os cinco continentes.

1.º lugar – Externato Passos Manuel 

 “Este ano optámos por um tema que está relacionado com a diversidade de povos que existem nas escolas. Actualmente temos 1.º lugar (3)meninos de vários países nas nossas escolas, e esta foi uma forma de incutir as diferentes tradições junto dos mais novos”, afirmou a coordenadora da Quinta, Sandra Moutinho.

A escolha do melhor espantalho foi feito pelos visitantes locais, que durante 15 dias, tiveram a oportunidade de ver os trabalhos e votar no seu preferido. A votação foi renhida mas a Esmeralda, da autoria do Externato Passos Manuel, reuniu o maior número de votos e é a grande vencedora do VI Concurso de Espantalhos.

Ricardo Afonso

“O nosso espantalho é composto por uma menina, que é o espantalho, e um menino, que é um boneco bebé. Eu ajudei a pôr as bolinhas de jornais nos sacos do lixo e pus algodão nos braços. O nosso é o mais giro por isso já estava à espera de ganhar.”

Bárbara VieiraVI Concurso de Espantalhos Olivais 1.º lugar

“Ajudei a pôr o algodão nos braços. Gostei muito de participar na actividade e foi muito divertido fazer este espantalho. Brincámos muito enquanto fazíamos o espantalho.”

Afonso Galvão

“O nosso espantalho é feito de plástico, papel e cápsulas de café. Nós ajudámos a cortar o papel. Foi muito divertido.”

Isabel Almeida, Ana Catarina e Ana Luísa, responsáveis

“Costumamos participar todos os anos no concurso. Depois de nos ser dado o tema, fizemos uma pesquisa sobre o assunto, em que visualizámos algumas imagens. Depois de escolhermos aquilo que queríamos, fizemos um planeamento. Reunimos todo o material de desperdício que temos na escola e escolhemos as cores que queríamos utilizar. Neste caso, optámos por representar o continente africano, daí que tenhamos feito as tranças, os colares compridos e utilizado tecidos coloridos. Foi um trabalho muito engraçado e fizemos tudo em conjunto”.

 

2.º lugar Zé Povinho2.º lugar – CAF, Escola Básica n.º 36

Fernando Bragança

“Depois de reflectirmos com as crianças decidimos fazer um projecto que é tipicamente português “O Zé Povinho”. Utilizámos um bidon, tecidos, plasticina e cola branca para o rosto e tiras de plástico que com o vento se mexem e conferem movimento ao espantalho. As crianças estiveram sempre motivadas porque sentem que estão a construir algo. Para além do 2.º lugar, o importante é vermos também a alegria deles”.

 

 

 

 

3.º lugar – Jardim de Infância “O Palhaço”VI Concurso de Espantalhos Olivais 3.º - J.I. O Palhaço (1)

Ana Henriques

“Segundo o tema deste ano, podíamos inspirar-nos numa pessoa de qualquer parte do mundo. Decidimos recriar a India porque para além de termos uma colega nossa de origem indiana temos também um aluno e achámos que era uma boa ideia. Envolvemos todas as crianças nesta actividade! Curiosamente todos os anos ficamos em terceiro lugar, o que acaba por ser engraçado”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close