Local

Álcool mata mais que overdose de drogas

resized_alcoolNo ano de 2014, o número de pessoas que morreram de overdose alcoólica foi quase o dobro do número de mortes por overdose causada pelo consumo de drogas em 2013.

Foram 44 as mortes por overdose alcoólica. Significa que para estas 44 pessoas o consumo de bebidas alcoólicas resultou na falência dos órgãos, por ter sido em quantidade exagerada e num curto espaço de tempo. Quanto às mortes por overdose de drogas (sobretudo cocaína e opiáceos), registaram-se 22 em 2013.

A verdade é que não é preciso uma grande quantidade de álcool no sangue para o fígado deixar de conseguir processar os produtos tóxicos. Segundo o subdiretor-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), basta uma taxa de alcoolemia de 0,6 gramas por litro de sangue…

Na quadra festiva que vivemos por estes dias, estes números devem constituir razão de alarme para incentivar ao consumo moderado de bebidas alcoólicas. A frase chavão impõe-se uma vez mais: “Seja responsável. Beba com moderação”.

Boas Festas!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close