Sociedade

Lojas do Cidadão mantêm horário alargado

Até ao dia 28 de Fevereiro vão manter-se com o horário alargado as lojas do cidadão de Laranjeiras, Marvila, Odivelas, Porto, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Braga e Faro e os balcões de atendimento ao público do Instituto de Registos e Notariado, no Campus da Justiça, no Parque das Nações, em Lisboa.

Os referidos espaços estão, desde 27 de Novembro, a funcionar de Segunda a Sexta-feira das 8h às 20h e aos Sábados das 8h às 15h e permitiram, até ao presente, mais de 130 mil atendimentos em horário mais favorável aos cidadãos para obtenção de cartão de cidadão ou passaporte.

Durante oito Sábados seguidos o serviço prestado pelo Instituto dos Registos e Notariado abrangeu também o programa “Casa Aberta”, conseguindo neste período de tempo realizar 50 mil atendimentos, pelo que o Governo decidiu manter o reforço do horário alargado.

O Ministério da Justiça informa em comunicado que se mantém “o modelo de atendimento espontâneo, de Segunda-feira a Sábado, na grande maioria dos balcões do IRN, com o objectivo de maximizar o número de pessoas atendidas” e acrescenta também que todos os cidadãos portugueses com mais de 25 anos que não necessitem de alterar dados biométricos no documento de identificação, podem optar pela renovação, aceitando o convite impresso no “envio automático da carta PIN com referência multibanco para pagamento da renovação e imediata expedição postal para a respectiva morada”. Este último método já permitiu a renovação do cartão de cidadão a mais de 757.000 pessoas sem necessidade de se deslocarem aos serviços do IRN.

Recorde-se que os cartões de cidadão, cujo prazo tenha expirado a partir de dia 24/02/2020, apesar de terem sido aceites até ao dia 31 de Dezembro de 2021, deixaram de estar válidos desde o início de 2022.

O Ministério da Justiça lembra que o envio do cartão de cidadão por correio é o método de entrega associado à renovação automática, mas pode também ser solicitado nas renovações presenciais. Desde Setembro de 2020, forma entregues via CTT 1.335.566 cartões de cidadão, evitando as habituais deslocações aos serviços.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close