DestaqueNacional

Novo Prémio de Investigação Científica na área da Reabilitação

A Fundação AFID Diferença, em parceria com a Fundação Montepio e a Câmara Municipal da Amadora, acolheu a apresentação do Prémio de Investigação Científica na área da Reabilitação Dra. Maria Lutegarda.

O prémio foi apresentado no dia do aniversário da antiga directora da Fundação AFID, constituindo-se como “uma ode à sua memória, às suas causas e ao seu trabalho na área da inclusão”, assinala a Fundação em comunicado.

Entre os presentes estiveram a antiga primeira dama, Maria Cavaco Silva, a secretária da Mesa da Assembleia da República, Idália Serrão, a presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, bem como representantes da Fundação Montepio, parceiro nesta iniciativa.

Este prémio dedicado à Investigação Científica na área da Reabilitação visa estimular e mobilizar investigadores e a comunidade académica para a criação e desenvolvimento de trabalhos de investigação e de inovação sobre a reabilitação junto de pessoas com deficiência. Desenhado de acordo com as iniciativas e causas defendidas por Maria Lutegarda em vida, este prémio procura a promoção da inclusão social, autonomia e participação de pessoas com deficiência na sociedade.

O Prémio de Investigação Científica Dra. Maria Lutegarda pretende também combater a discriminação com base na deficiência, promover a igualdade de oportunidades destas pessoas na sociedade contribuir para a promoção das boas práticas na intervenção e, consequentemente, na melhoria de qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias.

Podem candidatar-se ao prémio autores de trabalhos de investigação sobre a área da Reabilitação, no âmbito académico, abrangendo as ciências sociais e humanas, sociologia e educação, nos três graus de ensino superior público e privado: Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, bem como outros investigadores individuais.

O prémio terá uma periodicidade bienal, de natureza pecuniária, e é constituído por um primeiro prémio no montante de 8.000 euros e por duas menções honrosas no valor de 1.500 euros cada, como incentivo para participações futuras.

Ver mais

Artigos relacionados

Close