Sociedade

Olibaby: Junta de Freguesia dos Olivais acarinha recém-nascidos

Nos Olivais, os recém-nascidos recebem a partir de agora um presente muito especial. A iniciativa chama-se Olibaby e traz consigo uma mensagem importante.

Fruto de uma parceria entre a Junta de Freguesia dos Olivais, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Gebalis e a Fundação Sporting, o Olibaby consiste na entrega de um cabaz que é oferecido aos pais no mês após o nascimento do seu bebé.

A inauguração oficial reuniu os representantes destas entidades e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, no dia 24 de Fevereiro, na Biblioteca dos Olivais. Também la estava a madrinha da iniciativa, a apresentadora Tânia Ribas de Oliveira, bem como algumas crianças do Jardim de Infância da Escola Sarah Afonso e seniores do Centro de Dia da Junta de Freguesia dos Olivais.

A presença destas (não-tão-jovens) senhoras foi simbólica, não só para uma nota de intergeracionalidade, mas também porque as suas habilidosas mãos coseram casaquinhos e fraldas para os recém-nascidos.

Além destes miminhos feitos com carinho, os cabazes a ser entregues aos bebés olivalenses contêm artigos de puericultura como fraldas, chuchas, biberões e produtos de higiene. Para os receberem, os pais só têm de dar nota do nascimento à autarquia local, através de um formulário próprio, no mês seguinte ao da vinda ao mundo do seu bebé.

Mas a lógica não se resume a dar uma prenda aos pais. Nas palavras da presidente Rute Lima, o objectivo é “sensibilizar os pais e mães olivalenses para a importância de educarem os seus filhos e filhas numa perspetiva de fomento da igualdade em todas as suas vertentes”.

Confessando que a ideia não foi originalmente sua, antes nasceu na freguesia lisboeta de São Domingos de Benfica, Rute Lima explica que ficou “tão entusiasmada com a ideia” que quis replicá-la no território da sua freguesia, aproveitando para “enraizar um pensamento sobre a igualdade”. Ao nosso Jornal, a autarca declara: “Fazer este registo no momento do nascimento, um momento tão importante e especial, é o nosso contributo para ajudar a transformar a sociedade de um ponto de vista humanista. É um momento muito simbólico, inesquecível. Que os bebés olivalenses possam fazer parte de uma nova geração de bebés, mais humana, igualitária e justa”.

Fernando Medina elogiou a iniciativa, que segundo o edil integra os princípios de governação da cidade por si defendidos: “ajuda a criar mais oportunidades e igualdades, para todos, dos mais novos aos mais velhos, e a fazer de Lisboa uma melhor cidade”. Nos tempos em que vivemos, afirmou Medina, é importante preservarmos a ideia de uma sociedade que se quer “humanista e igualitária”, onde “cada um, dos mais jovens aos mais velhos, tenha o direito a encontrar aqui as oportunidades para se ser tudo aquilo que quiser ser”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close