Destaque

Museu do Oriente inspira-se na tradição para saudar o novo ano

O Museu do Oriente desenvolveu um programa de actividades regulares que permitem exercitar corpo, mente e alma, com início já no dia 2 de Janeiro.

Com início nos primeiros dias do 2019, a 2 de Janeiro, as aulas de ioga, com a duração de uma hora, entre as 13h e as 14h, realizam-se em duas modalidades: todos os sábados ou em dias úteis, podendo ser escolhida a opção de frequentar até três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras. Para quem ainda não se quer comprometer, pode sempre experimentar uma aula por 10 euros.

Organizadas em colaboração com a Federação Portuguesa de Ioga, estas aulas têm como objectivo promover o conhecimento do próprio corpo, mente, espírito e energias que actuam sobre eles, ou seja, compreender o desenvolvimento integral do ser, baseando-se numa atitude e práticas centradas na experiência e não na crença.

Também a partir da primeira semana de Janeiro, todas as sextas-feiras às 18h, realizam-se aulas gratuitas de ioga, com Sneh Kapoor, numa iniciativa da Embaixada da Índia.

A 3 de Janeiro iniciam-se as aulas de Dança Oriental, às quintas-feiras, com a duração de uma hora (13h-14h). Indicada para mulheres de todas as idades e formas físicas, esta actividade caracteriza-se pelo movimento rítmico das ancas e dos músculos do ventre, sendo composta por uma série de vibrações, acentuações, ondulações, movimentos pélvicos e rotações, que trabalham o corpo como um todo.

Organizadas em colaboração com a Escola TenChi – Associação TenChi Internacional, às sextas-feiras, entre as 19h e as 20h30, as aulas de Tenchi Tessen – A Arte do Leque e do Sopro ensinam a arte do movimento, com a finalidade de permitir ao ser humano reencontrar a harmonia consigo e com o mundo, entre o céu (ten) e a terra (chi).

Os primeiros e terceiros domingos de cada mês são dedicados ao Tai Chi, uma prática corporal e meditativa oriunda da tradição clássica chinesa. Nestas sessões de duas horas (10h-12h) serão exercitados o alinhamento corporal, o relaxamento e a meditação, através de um conjunto de práticas que envolvem o corpo e a mente, destinadas a conferir ao praticante a harmonia interior necessária a um auspicioso início de novo ciclo.

Para quem gosta de música, mas nunca conseguiu concretizar o sonho de aprender a tocar um instrumento, 2019 é o ano para o fazer. Em sessões semanais de uma hora, o curso de Violino para adultos ensina os princípios básicos da execução deste instrumento que se pensa ter “nascido” na China. A cada participante é facultado um violino para utilização em aula.

A par da programação expositiva e da divulgação das tradições asiáticas através de cursos e ateliês práticos, dedicados aos mais diversos temas, o Museu do Oriente reforça assim a sua oferta cultural.

Mais informações em www.museudooriente.pt

Ver mais

Artigos relacionados

Close